(Português do Brasil) Departamento de Ciências Sociais e Naturais ofertará duas novas disciplinas optativas em 2019.2

11/07/2019 10:05

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No próximo semestre duas disciplinas optativas do Departamento de Ciências Sociais e Naturais serão ofertadas pela primeira vez aos estudantes do Campus de Curitibanos, são elas: Relações e Interações Humano-Animal e Cultura Brasileira.

CNS 7007 Relações e interações humano-animal: mudanças de paradigma e novos desafios. Com carga horária de 2 créditos (36 horas), nas quintas-feiras, da 15h10 às 17h10.

CNS 7015 Cultura Brasileira: significados e dinâmicas da Cultura Brasileira. Estudos antropológicos sobre Cultura Brasileira. Conceitos de Cultura Brasileira. Artes no Brasil. Literaturas no período colonial e contemporâneo. Cultura popular e folclore. Comunicação de massa. Nas terças-feiras, das 13h30 às 17h10.

Ambas disciplinas serão ministradas pelo professor Daniel Granada. O professor explica que  o objetivo da primeira é discutir temáticas que estão na ordem do dia nos estudos antropológicos sobre as mudanças na forma como nós, animais humanos entendemos nossas relações com os animais não humanos. “Através da leitura e reflexão sobre autores que estão problematizando as relações entre animais humanos e não humanos buscaremos sensibilizar os estudantes para a pertinência destes debates” afirma o professor.

Já na disciplina Cultura Brasileira, a partir de uma discussão introdutória sobre a definição de cultura, serão abordadas temáticas relativas à formação do Brasil contemporâneo e questões relacionadas com a produção artística e cultural no país e suas relações complexas com história política do país oferecendo um panorama sobre teatro, cinema, artes plásticas até cultura popular e folclore.

Ambas as disciplinas serão ministradas com uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, com foco centrado no estudante e no processo colaborativo de construção do conhecimento em sala de aula. Elas estão sendo ofertadas pelo curso de Medicina Veterinária, mas podem ser cursadas como disciplinas complementares pelos estudantes de outros cursos.

Translate »