UFSC Curitibanos comemora sua primeira década

07/08/2019 12:08

No dia 05 de agosto de 2019, segunda-feira, o Campus de Curitibanos da UFSC comemorou sua primeira década. Há 10 anos ocorria a cerimônia de instalação da UFSC na serra catarinense.Para relembrar e celebrar o aniversário, o Campus realizou atividades durante toda a segunda-feira. Às 08h30min ocorreu o início da recepção aos calouros, que assim como a primeira turma do Campus no ano de 2009, iniciou sua vida acadêmica no dia 05 de agosto. As boas-vindas foram dadas pela Direção do Campus, seguidos dos coordenadores dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. A equipe da Assistência Estudantil realizou o acolhimento dos novos estudantes, repassando também informações sobre suas principais atividades. Na parte da manhã os calouros ainda foram recepcionados por alguns dos serviços que utilizarão na universidade, como Secretaria Acadêmica e TI, assim como por seu pares que compõe os centros acadêmicos e Programa de Educação Tutorial (PET).

Foto: Gabriel Olivo

O período da tarde iniciou com a abertura das comemorações, com fala do Diretor do Campus, professor Juliano Gil Nunes Wendt e Vice-Diretora, professora Kelen Cristina Basso, contando também com o pronunciamento da Vice-Reitora, professora Alacoque Lorenzini Erdmann e o Pró-Reitor de Graduação, professor Alexandre Marino Costa. A cerimônia teve continuidade com exibição de vídeo comemorativo, produzido pelos Agentes de Comunicação do Campus em parceria com a TV UFSC e o plantio de uma Araucária em frente ao prédio do Campus, simbolizando a concretização da primeira década da UFSC na região central do estado de Santa Catarina.

Foto: Gabriel Olivo

Em seguida, no hall do CBS 01, a comemoração ficou por conta da partilha do bolo e do tradicional “Parabéns pra você”, seguido de roda de mate e apresentações culturais. O estudante de graduação do curso de Engenharia Florestal, William Matheus Dias Melo da Fonseca, participou com voz e violão. O Grupo Teatral Peripatéticos, comandado pelo estudante de graduação de Medicina Veterinária, Gustavo Henrique Soares, apresentou uma esquete do espetáculo “Isso não é uma peça de teatro” e um monólogo. A cachorrinha Vitory ainda deu um show de adestramento com sua tutora Ana Paula Dondoerfer Teixeira, estudante do curso de Medicina Veterinária.

Foto: Gabriel Olivo

À noite, com início às 19h00, iniciou a Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de Curitibanos no prédio CBS 01 do Campus, em sessão solene em homenagem aos 10 Anos da UFSC Curitibanos. Estiveram presentes o Legislativo Municipal, a Vice-Reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, o prefeito de Curitibanos José Antônio Guidi, e o deputado estadual Nilso Berlanda. A UFSC Curitibanos recebeu da Câmara de Vereadores, pelas mãos do vereador Fernando Henrique Lohn, a Comenda do Mérito Curitibanense.

Foto: Gabriel Olivo

Na cerimônia, foram homenageadas pela USFC Curitibanos a Prefeitura de Curitibanos; a Câmara de Vereadores de Curitibanos; a Comissão Pró-Campus; o Sindicato Rural de Curitibanos,; Edson Gabordi (doador do terreno para o campus); Aluízio Wernck (doador do terreno para o campus); Kauê Tortato Alves, Paulo Roberto Kammer e Delson da Silva Júnior (primeiros servidores do campus em Curitibanos); Alexandre Siminski (primeiro professor do campus em Curitibanos);Darci Odílio Paul Trebien, César Damian, Julian Borba e Leocir José Welter (ex-diretores do campus em Curitibanos);Juliano Gil Nunes Wendt (diretor do campus em Curitibanos); Olávio Gehver, Cinthia Alexsandra de Medeiros e Paulo Roberto Kammer (ex-diretores administrativos); Mônica Aparecida Aguiar dos Santos e Sônia Corina Hess (ex-diretoras acadêmicas); Fábio Granemann (primeiro graduado pelo campus de Curitibanos); Valdeir Pereira de Lima (primeiro mestre pelo campus de Curitibanos).

A sessão solene contou ainda com a interpretação do Hino Nacional pela estudante Franciele Souza Blugoslawski, estudante do curso de Agronomia e apresentação de gaita com Marcos Froner Ferreira, do Projeto de Extensão Entrevero Cultural. Após a solenidade, os presentes foram recepcionados com coquetel para encerramento das festividades.

As atividades de comemoração aos 10 anos do Campus de Curitibanos da UFSC foram organizadas por Comissão composta por direção, técnicos administrativos, professores e estudantes.

A UFSC Curitibanos agradece a todos e todas que fizeram e fazem parte de sua história!