Inauguração do Projeto “A partilha do sensível: musicando a Universidade”

15/08/2019 11:39

No dia 05 de Agosto, junto com a celebração de 10 anos da UFSC Curitibanos, ocorreu a inauguração do projeto “A partilha do sensível: musicando a Universidade”. A apresentação de voz e violão ficou por conta do estudante de Engenharia Florestal, William Matheus Dias Melo da Fonseca.“A partilha do sensível: musicando e poetizando a Universidade” é inspirado nas reflexões do filósofo Jacques Rancière, especialmente no seu livro: “A partilha do sensível: estética e política” e responde aos desejos dos estudantes pela arte.

Esse projeto visa instituir um espaço e um tempo no cotidiano da UFSC do Campus de Curitibanos para que seus integrantes partilhem os seus modos sensíveis, artísticos, de manifestar e celebrar a vida, em tudo que ela concerne. Assim, quinzenalmente, até o mês de novembro, acontecerão apresentações musicais no hall de entrada do CBS 01, localizado na Rodovia Ulysses Gaboardi, Km 3, das 13h00 às 13h30; e a cada 15 dias um novo poema será exposto nas entradas dos prédios do CBS 01 e do CEDUP.

Acreditamos na importância da partilha do sensível no universo da academia, que muitas vezes se rende a uma “frieza cientificista” que se afasta das delicadezas das humanidades e acaba por obstacularizar a produção do próprio conhecimento.  Apostamos na perspectiva de que o conhecimento se notabiliza, fundamentalmente, pela sua inventividade, a qual brota da experiência sensível com os outros.

Indicamos, também, que a arte é, essencialmente, uma manifestação de inconformidade frente às pretensiosas tentativas de homogeneização da vida, apresentando e suscitando novas formas de pensar e reinventar o cotidiano. A arte é possibilidade de relance do enigma da vida, rememorando a nossa humanidade como um projeto a ser continuamente reafirmado!

Acompanhem as divulgações das próximas apresentações! Todos também estão convidados (estudantes, técnico administrativos, terceirizados, professores) para partilharem suas expressões artísticas! Entre em contato com o coordenador do projeto, Lucas Emmanoel, psicólogo educacional da UFSC Curitibanos:

A coordenação do projeto agradece à equipe de Assistência Estudantil, à equipe do Setor Agropecuário, à equipe da Biblioteca, ao estudante Eduardo Kuznier, ao Diretor Administrativo Paulo Kammer pelo apoio e incentivo e ao estudante William Matheus pela sua especial participação musical!