(Português do Brasil) Autorizadas obras do Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias de Curitibanos

27/04/2023 08:02

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu na terça-feira, 25 de abril, a ordem de serviço para a implantação do Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias (CPAAV), do Centro de Ciências Rurais (CCR), em Curitibanos. Os recursos para início das obras são provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O centro de pesquisas abrigará os laboratórios avançados multiusuários das áreas de Ecossistemas Agrícolas e Naturais, Biológicas, Veterinárias, Químicas e Ambientais. As obras estão previstas para começar na próxima terça-feira, 2 de maio, e serão realizadas pela empresa Força Engenharia e Projetos Ltda.

O objetivo do novo centro de pesquisas é inserir o Campus de Curitibanos no ecossistema de inovação, além de fomentar a pesquisa e promover o desenvolvimento regional. A ordem de serviço foi assinada pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, em uma reunião com prefeitos e representantes políticos da Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc), que demonstraram apoio à implementação da nova estrutura.

De acordo com o projeto, o CPAAV é uma “plataforma multiusuária e interdisciplinar que tem como conceito a consolidação de uma estrutura laboratorial de pesquisa” capaz de dar suporte não só aos pesquisadores do Centro de Ciências Rurais e de toda a UFSC mas também a usuários externos públicos e privados. O local contará com espaços como um laboratório de manipulação, central de armazenamento de amostras, autoclavagem e triagem, além de outras estruturas de apoio, como almoxarifado e sala de videoconferência.

O centro de pesquisas contempla a instalação de três centrais: a Central de Análise Instrumental, que receberá análises de alta complexidade relacionadas, por exemplo, a solos, bromatologia, água, gases, combustíveis e produtos naturais; Central de Biologia Molecular, destinada ao suporte do processamento de amostras em estudos moleculares; e a Central de Microscopia, que processará amostras destinadas a pesquisas em microestruturas.

Pesquisas serão conectadas com economia da região, explica pró-reitor

Professor Irineu, reitor da UFSC, assinou autorização para obra na terça-feira, 25 de abril. Foto: Luis Carlos Ferrari/Secom/UFSC.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Jacques Mick, destacou que o CPAAV será um projeto-modelo para a Universidade. “As pesquisas que serão feitas aqui não terão apenas finalidades acadêmicas, elas estarão conectadas com as atividades econômicas da região”, afirmou. De acordo com o pró-reitor, esse modelo está alinhado com uma estratégia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) de apoiar estruturas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento econômico das regiões onde estão inseridas.

O CPAVV terá dois pavimentos. Segundo o projeto arquitetônico, realizado pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE/UFSC), no piso térreo serão instalados laboratórios que comportam equipamentos de grande porte, além de salas de aula e áreas de apoio. Já o segundo piso irá abrigar equipamentos de pequeno porte e salas de técnicos. A área total do prédio é de 1.239,03 m². O projeto ainda inclui a urbanização no entorno da edificação, a partir da construção de novos passeios, praças e vagas de estacionamento, além da execução paisagismo, iluminação e mobiliário urbano.

A instalação do complexo de pesquisa na UFSC Curitibanos permitirá aumentar a produção científica de alto impacto, contribuindo para a internacionalização. Além de viabilizar a formação de recursos humanos altamente especializados e permitir a interiorização da pesquisa de ponta, hoje bastante concentrada em grandes centros urbanos. O valor total da obra licitada é de R$ 8,7 milhões, dos quais já estão disponíveis R$ 1,65 milhão do financiamento resultante da Finep. Os recursos para complementação da obra serão buscados entre potenciais fontes locais, estaduais e federais.

Robson Ribeiro/Estagiário da Secretaria de Comunicação/UFSC

Projeto do CPAAV no Campus de Curitibanos. Imagens: Dpae/UFSC.

 

 

Translate »