Representantes de Curitibanos participaram do Seminário Catarinense de Agroecologia no último fim de semana
Nos dias 13 e 14 de maio aconteceu nas dependências do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na cidade de Lages, o X Seminário Catarinense de Agroecologia, o qual contou com a colaboração na organização de professores e estudantes do Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina. O tema central foi a relação entre alimento e saúde, destacando o papel da biodiversidade nos sistemas agroalimentares.
|
Dra. Islândia Bezerra da Costa (Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia) |
Msc. Marcos José de Abreu (representante do Legislativo de Florianópolis) |
Na véspera do Seminário, no dia 12 de maio, às 16:30h, no auditório do CBS01 do Campus Curitibanos da UFSC foi realizado uma atividade preparatória intitulado ‘Atuação profissional e Agroecologia: criando pontes e derrubando muros na Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária’. O ciclo de debates também serviu como motivação à participação da comunidade universitária no referido evento catarinense. A mesa de debates contou com a presença da Professora Dra. Islândia Bezerra da Costa (Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia) e com o Msc. Marcos José de Abreu (representante do Legislativo de Florianópolis e referência nacional no mandato baseado na agroecologia).
O X Seminário Catarinense de Agroecologia contou com a participação de mais de 500 participantes, reunidos de forma presencial em 13 e 14 de maio de 2022. O evento foi organizado por um coletivo de 21 instituições públicas e da sociedade civil, relacionadas com a produção e consumo agroecológico. Simultaneamente ocorreu a feira de economia solidária e agricultura familiar, além da exposição de equipamentos e insumos. O tema central foi “Agroecologia pela vida: Conservação, manejo e uso da biodiversidade na promoção da saúde”. As atividades foram direcionadas para agricultores, consumidores, estudantes e técnicos. Destacou-se o enfoque de inovação, pela apresentação de aspectos produtivos, de consumo e de interação com o ambiente, como forma de superar os desafios do setor agroalimentar. O seminário foi um espaço democrático de debates e trocas de experiência sobre os caminhos já percorridos pela agroecologia e de fortalecimento para os desafios que se apresentam. A comissão organizadora agradece a participação de todos neste trabalho.






SINTER UFSC