(Português do Brasil) Inauguração do Projeto “A partilha do sensível: musicando a Universidade”

15/08/2019 11:39

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No dia 05 de Agosto, junto com a celebração de 10 anos da UFSC Curitibanos, ocorreu a inauguração do projeto “A partilha do sensível: musicando a Universidade”. A apresentação de voz e violão ficou por conta do estudante de Engenharia Florestal, William Matheus Dias Melo da Fonseca.“A partilha do sensível: musicando e poetizando a Universidade” é inspirado nas reflexões do filósofo Jacques Rancière, especialmente no seu livro: “A partilha do sensível: estética e política” e responde aos desejos dos estudantes pela arte.

Esse projeto visa instituir um espaço e um tempo no cotidiano da UFSC do Campus de Curitibanos para que seus integrantes partilhem os seus modos sensíveis, artísticos, de manifestar e celebrar a vida, em tudo que ela concerne. Assim, quinzenalmente, até o mês de novembro, acontecerão apresentações musicais no hall de entrada do CBS 01, localizado na Rodovia Ulysses Gaboardi, Km 3, das 13h00 às 13h30; e a cada 15 dias um novo poema será exposto nas entradas dos prédios do CBS 01 e do CEDUP.

Acreditamos na importância da partilha do sensível no universo da academia, que muitas vezes se rende a uma “frieza cientificista” que se afasta das delicadezas das humanidades e acaba por obstacularizar a produção do próprio conhecimento.  Apostamos na perspectiva de que o conhecimento se notabiliza, fundamentalmente, pela sua inventividade, a qual brota da experiência sensível com os outros.

Indicamos, também, que a arte é, essencialmente, uma manifestação de inconformidade frente às pretensiosas tentativas de homogeneização da vida, apresentando e suscitando novas formas de pensar e reinventar o cotidiano. A arte é possibilidade de relance do enigma da vida, rememorando a nossa humanidade como um projeto a ser continuamente reafirmado!

Acompanhem as divulgações das próximas apresentações! Todos também estão convidados (estudantes, técnico administrativos, terceirizados, professores) para partilharem suas expressões artísticas! Entre em contato com o coordenador do projeto, Lucas Emmanoel, psicólogo educacional da UFSC Curitibanos:  

A coordenação do projeto agradece à equipe de Assistência Estudantil, à equipe do Setor Agropecuário, à equipe da Biblioteca, ao estudante Eduardo Kuznier, ao Diretor Administrativo Paulo Kammer pelo apoio e incentivo e ao estudante William Matheus pela sua especial participação musical!

Translate »