(Português do Brasil) Projeto “Cinema Mundo” da UFSC Curitibanos realiza sua última exibição no ano de 2019

11/12/2019 11:21

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No dia 02 de dezembro, às 19h00, aconteceu a última exibição do Projeto Cinema Mundo Itinerante do ano de 2019, no Cine Lúmine. Este projeto é coordenado pela professora Monica Aguiar da UFSC Curitibanos. Nesta edição foi exibido o filme “Cisne Negro”, do diretor Darren Anonofsky, e o debate foi realizado pelo psicanalista e psicólogo educacional da UFSC Lucas Emmanoel. Na realização dessa última projeção de 2019, ocorreu debate mediado pelo psicólogo educacional do Campus, Lucas Emmanoel, que pontuou:

“Mais uma vez nos reafirmamos de que a obra prima “Cisne Negro” é uma das melhores da sétima arte de todos os tempos! Em um debate caloroso, foram destacadas as sutilezas dos elementos estéticos e psíquicos que compõe o filme, como o uso dos espelhos, o trabalho com as cores, a simbiose mãe-filha, os episódios de delírio, as representações sociais do balé clássico. O debatedor estabeleceu um diálogo entre cinema e psicanálise, buscando transcender o quadro clínico, para por em questão “o que o filme Cisne Negro olha em nós?” e refletir sobre a multiplicidade de outros que nos habita e a saída que cada sujeito dá aquilo que lhe angustia. Foi destacada também a intrigante hipótese de que o eu seja o seu maior inimigo e que ao mesmo tempo, e por isso mesmo, o eu seja a maior possibilidade de transformação de si. Nina, eternizada por Natalie Portman, testemunha muito de nós!”.

As atividades do projeto “Cinema Mundo” acontecem sempre na 2ª segunda-feira de cada mês, às 19h00 no Cine Lúmine.  em Curitibanos. As projeções são gratuitas e após a exibição do filme é realizado um debate, sempre mediado por um convidado especialista no filme em questão.

Translate »