Grupo de Estudos de Animas Selvagens da UFSC Curitibanos promove o I SITPar

24/07/2020 14:54

A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da atual gestão do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS), promoverá nos dias 27, 28, 29, 30 e 31 o I SITPar – Simpósio de Inovação e Tecnologia em Parasitologia da UFSC. Em sua primeira edição, online, tem como temática principal: “Soluções Inovadoras para Antigos Problemas”.

O evento surgiu do anseio dos alunos em compartilhar pesquisa, inovação e conhecimento teórico, contando com a participação de 10 palestrantes com comprovada excelência acadêmica, referências em suas áreas de atuação e lotados em instituições de ensino superior ou pesquisas de vanguarda, localizados em diversos estados do Brasil ou exterior.

Os temas propostos para esse evento se direcionam às pesquisas e desenvolvimento de tecnologias ou produtos inovadores no combate às parasitoses humanas e animais. A missão do grupo de estudos complementar a formação e despertar o interesse de acadêmicos, profissionais e pesquisadores pela Parasitologia e tecnologias associadas.

O mesmo foi pensado e organizado remotamente durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O momento atual, de incertezas acerca do futuro e das oportunidades, foi visto como uma excelente  oportunidade de reinvenção e maior produtividade, levando conhecimento técnico e científico para dentro das casas dos alunos e profissionais inscritos, mesmo que de maneira diferente.

O público alvo do evento são estudantes dos cursos relacionados à área das ciências biológicas e área da saúde das diversas universidades do país, profissionais, professores e pesquisadores. Com este evento, almeja-se promover maior interação entre os acadêmicos das diversas Universidades do Brasil, expandindo dessa forma a difusão do conhecimento e olhar crítico dos participantes do evento. Até o presente momento já conta com de mais de 3,5 mil inscritos.