UFSC Curitibanos promove evento “Tropeiros: Masculinidades em debate”

26/02/2021 14:48

“Vira homem!”, “homem não chora”, 76% dos casos de suicídio no Brasil é realizado por homens (OMS, 2019), a maior parte dos homicídios é feita por homens (ABSP, 2019), “crescimento do feminicídio no Brasil” (ABSP, 2019). Qual a relação entre esses discursos e realidades com o processo de masculinização?

Com o objetivo de debater sobre os modos como os homens são constituídos na sociedade, a UFSC Curitibanos realizará o evento de extensão da UFSC Curitibanos: “Tropeiros: Masculinidades em debate”.

Nesta atividade será exibido o documentário: “O silêncio dos homens” (Papo de Homem), e em seguida acontecerá o debate com as participações do professor e sociólogo: Daniel Granada e com a mediação do estudante da UFSC-CBS: Hellycsom.

E por que o nome “Tropeiros: masculinidades em debate”?

Os tropeiros foram homens “brancos, desbravadores, viris” que transportavam gado e mercadorias no Brasil Colônia, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul. E a região da cidade de Curitibanos foi um lugar estratégico para o pouso desses homens. É com o objetivo de descentrar e por em debate esse modelo de masculinidade, familiar ao município de Curitibanos, mas que também corresponde ao que historicamente tem se concebido como “homem”, que vamos realizar esta atividade, dando lugar às manifestações das múltiplas masculinidades e dos seus efeitos nos homens e na sociedade.

O evento acontecerá no dia 24 de março às 19:00 hrs., aberto ao público em geral por meio do endereço eletrônico: https://meet.google.com/huu-xxug-zco.

Translate »