Pesquisa em parceria entre UFSC Campus de Curitibanos, UFSM e UF/EUA gera publicação entre as mais citadas da revista Geoderma, uma das mais relevantes para a Ciência do Solo Mundial

08/07/2021 18:08

 

O estudo “A systematic study on the application of scatter-corrective and spectral-derivative preprocessing for multivariate prediction of soil organic carbon by Vis-NIR spectra” Dotto et al. (2018) figura na posição 11º com 69 citações desde 2018 (mesmo número de outras 5 publicações). Para conferir a lista, com outras contribuições brasileiras, acessar < https://www.journals.elsevier.com/geoderma/most-cited-articles>. A revista Geoderma tem Impact Factor 6.114 e CiteScore 8.7, com relevantes contribuições para a Ciência do Solo Mundial, sendo uma das revistas mais procuradas para a divulgação de resultados e frutos da pesquisa relacionados a esta temática.

Imagem da publicação realizada na revista Geoderma.

O Professor Alexandre ten Caten, um dos autores do estudo e docente do Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN), contou com recursos do edital universal FAPESC nº04/2012 (nº2012000094) para auxiliar a viabilizar o projeto. Os pesquisadores utilizaram de amostras de solos catarinenses para explorar o potencial de distintas técnicas de pré-processamento de dados espectrais de solo. O primeiro autor e pesquisador André Dotto, na época doutorando do programa de pós-graduação em Ciência do Solo da UFSM, realizou doutorado sanduiche na Universidade da Flórida, instituição com a qual continuam sendo realizadas atividades conjuntas.

O recurso natural solo tem sido visto como um importante aliado na mitigação dos gases de efeito estufa. Contudo, a mensuração de atributos do solo (argila, carbono, etc) é lenta e onerosa via as metodologias clássicas de análise (i.e. química úmida). Neste sentido, técnicas radiométricas, como a utilizada pelos autores do estudo, têm sido buscadas para alavancar uma coleta mais rápida e a um menor custo.

Local de amostragem de solo e municípios na região central de Santa Catarina, Brasil.

Os autores do estudo continuam a realizar pesquisas nesta temática. Eles acreditam que muito em breve essas técnicas de análise do solo, denominadas photon-based methods, estarão equipando sensores em laboratórios para uma mensuração mais segura das propriedades do solo sem produzir resíduos químicos. Além de permitir o desenvolvimento de máquinas agrícolas com a capacidade de realizar coletas de dados do solo diretamente durante as operações no campo. Contudo, eles ressaltam que é importante que as instituições de fomento e empresas estejam dispostas a financiar projetos de forma contínua.

Fonte: ppgean.ufsc.br.

DOI da publicação: < https://doi.org/10.1016/j.geoderma.2017.11.006 >

Sobre os autores:

Andre Carnieletto Dotto < http://lattes.cnpq.br/1495863324270099>

Ricardo Simao Diniz Dalmolin < http://lattes.cnpq.br/3735884911693854>

Alexandre ten Caten < http://lattes.cnpq.br/4065267714747712>

Sabine Grunwald < https://soils.ifas.ufl.edu/people/faculty/sabine-grunwald/>

Translate »