APAE e UFSC Curitibanos oficializam parceria por meio do Programa Flores para Todos

31/08/2021 15:23

Estiveram reunidos no dia 26 de agosto no auditório da APAE de Curitibanos, a equipe PhenoGlad de Curitibanos e os autodefensores Roseli e Rodrigo, a Diretora Andria, a Assistente Social Jeanie, a Coordenadora Pedagógica Geni e as professoras Cristiane e Paula da Entidade, que hoje tem 284 usuários e desenvolve ativamente oito programas com diferentes objetivos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social dos usuários.

O objetivo desse evento foi estreitar a parceria entre a UFSC Curitibanos e APAE de Curitibanos, a partir de atividades de extensão realizadas pela equipe PhenoGlad por meio  do projeto Flores para Todos. Esse projeto é coordenado pela profa. Leosane Bosco e desenvolvido pelos estudantes de graduação Carolina Longhi, Mary Reche e Cauê Hoffman.

A parceria do projeto visa promover interação e movimento de saberes entre instituições a partir do projeto inclusivo Flores para Todos, e assim proporcionar mais qualidade de vida a todos os envolvidos. O Flores para Todos foi inserido no Programa de Atividades Laborais,  artesanato e coleta e seleção de materiais recicláveis da APAE cuja finalidade é desenvolver a autonomia dos usuários através da autodeterminação.

A profa. Paula da APAE explicou que a autodeterminação, se divide em: autorregulação, autonomia, autoconhecimento e empoderamento. “Trabalhamos isso o ano todo, além das atividades laborais específicas de cada turma. Através de projetos, vídeos, músicas, teatro, apresentações, ente outras coisas, conseguimos englobar objetivos da autodeterminação, fazendo com que o aluno tenha um desenvolvimento e aprimoramento de habilidades indispensáveis para ele no meio social.”

As atividades desenvolvidas na APAE pela equipe da UFSC será basicamente com o cultivo de flores nos jardins da instituição. Algumas flores já foram plantadas, sendo cerca de 130 gladíolos e 30 statices, além disso, ainda serão cultivados girassóis. Etapas seguintes envolverão manejo das plantas, como adubação, condução e irrigação. Além disso, a equipe PhenoGlad doou para a APAE cerca de 100 hastes de statices colhidas nos experimentos de pesquisa da UFSC. Com essas flores secas, a professora Cristiane, responsável pela parte de artesanatos tem desenvolvido atividades laborais com os usuários e criado vasos e belas guirlandas. “Espera-se que a relação dos usuários da APAE com a natureza linda das flores traga maior autodeterminação e muito mais alegria a todos os envolvidos”, explicou a professora Leosane.