Professores da UFSC Curitibanos e EPAGRI realizam demonstração prática de técnicas de poda em videiras com agricultores de Curitibanos e Frei Rogério

03/09/2021 14:55

Sexta feira, dia 27 de Agosto, foi realizada na Fazenda Experimental Agropecuária da UFSC-Curitibanos uma atividade de extensão sobre poda em videiras viníferas. A atividade consistiu na demonstração prática das técnicas de poda em sistema de condução em espaldeira, bem como esclareceu as dúvidas que os agricultores possuíam acerca do sistema de condução das videiras de um modo geral. Participaram da atividade os professores coordenadores do projeto, um extensionista da EPAGRI, um representante da Secretaria Municipal da Agricultura e agricultores dos municípios de Curitibanos e Frei Rogério.

Essa atividade faz parte do projeto de extensão rural denominado “Aprimoramento das técnicas de vinificação e gestão da vitivinicultura”, coordenado pelos professores Leocir José Welter, Cristian Soldi e Cleber José Bosetti, e que têm como objetivos qualificar os produtos da vitivinicultura da região a partir do compartilhamento de técnicas que vão desde a condução das videiras até a elaboração dos vinhos. A atividade também está vinculada ao trabalho do Núcleo de Estudos da Uva e do Vinho-NEUVIN que possui uma trajetória consolidada de pesquisas no campo do melhoramento genético e produção de novas variedades de uva para a produção de vinhos e que ajudou a inserir Curitibanos no grupo de municípios com Indicação Geográfica para Vinhos Finos de Altitude, selo que valoriza os produtos e abre oportunidades para diversos agentes econômicos desenvolverem novos negócios na região. As atividades contam ainda com a participação de estudantes de graduação em Agronomia e dos Programas de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais e Recursos Genéticos Vegetais da UFSC.

Contribuir com o melhoramento das técnicas de produção impacta na elaboração de produtos qualificados e valorizados, bem como na melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores. Atividades de extensão com essas características proporcionam a comunicação entre os pesquisadores e os agricultores e reforçam o papel da UFSC enquanto instituição comprometida com o desenvolvimento regional.

Translate »