No dia nacional da visibilidade trans, UFSC lança campanha contra a transfobia

29/01/2024 09:34

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança nesta segunda-feira, 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, a campanha UFSC contra a Transfobia. A Coordenadoria de Design e Programação Visual da Agência de Comunicação (CDPV/Agecom), em conjunto com a Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento de Violência de Gênero (CDGEN), da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), produziu materiais gráficos, tanto para internet quanto impressos, com o objetivo de divulgar os canais institucionais para denúncias e dar visibilidade ao fluxo após o registro.

Assim, a campanha UFSC contra a Transfobia começa pelas redes sociais e sites da Universidade, mas deve ganhar força a partir de março, pois o dia 31 desse mês marca o Dia Internacional da Visibilidade Transgênero. Nessa data, há previsão do lançamento de um manual anti transfobia, que está sendo produzido pela Agência de Comunicação (Agecom) em parceria com a Proafe. O Instagram da CDGEN já vem fazendo postagens a respeito há alguns dias.

O dia 29 de janeiro é uma data que marca a luta por direitos das pessoas travestis, transexuais e transgêneros, que enfrentam desafios persistentes, como a violência e discriminação. O Brasil é o país que mais mata pessoas trans, de acordo com dados do Transgender Europe (TGEU) atualizados em 2023 e obtidos pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

“A campanha é fundamental para conscientizar e informar as pessoas na comunidade Universitária e na comunidade do entorno. A informação traz o conhecimento e também ajuda no combate ao preconceito e às violências”, explica Leslie Sedrez Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade da UFSC. “A expectativa é que a gente construa um ambiente mais acolhedor e seguro para todas as pessoas e que promova uma sociedade mais equânime, mais diversa,  e que garanta o respeito aos direitos de todes, todas e todos”, conclui.

Resolução reserva vagas para trans

A UFSC aprovou, em agosto de 2023, a Resolução Normativa nº 181/Cun/2023. O documento institui, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, a reserva de, no mínimo, 2% do total de vagas para pessoas trans. A cota se aplica a seleção de editais de bolsas, de estágios, de monitorias, entre outros. Além disso, há previsão de reserva de 1% do total de vagas em concurso público no âmbito da Universidade.

“A resolução normativa 181 é um reflexo da importância que a Universidade teve nesses últimos anos para essas pautas de diversidade de inclusão”, destaca Melina Martins, travesti, estudante de antropologia na UFSC e co-fundadora da Rede Trans UFSC. “A gente não pode esquecer nunca que todas as políticas que existem hoje na UFSC relacionadas às pessoas trans foram resultado de muito esforço e mobilização de estudantes trans”, relembra.

29 de janeiro: dia foi escolhido há 20 anos

A data de 29 de janeiro como Dia Nacional da Visibilidade Trans tem origem no ano de 2004, no âmbito da campanha Travesti e Respeito em Brasília. A ANTRA, fundada por ativistas transexuais, desempenhou um papel crucial na organização dessa ação, dando origem à data lembrada nesta segunda-feira.