UFSC Curitibanos promove Concurso Veterinário Mirim em parceria com entidades públicas e do terceiro setor

07/10/2019 11:26

A UFSC Curitibanos em parceria com a Secretaria da Agricultura e Secretaria da Educação do Município de Curitibanos, a Rede Curitibanense de Proteção Animal (RECUPERA), a Associação de Proteção Animal Patinhas do Bem, com apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC), realizou nas Escolas Municipais de Curitibanos o “Concurso Veterinário Mirim”. A premiação dos Veterinários Mirins ocorreu no dia 04 de outubro.

Este Concurso teve como objetivo conscientizar as crianças do 4º ano sobre a Guarda Responsável e o Bem-Estar Animal. O projeto envolve a participação dos alunos do curso de Medicina Veterinária que, por meio da disciplina de Saúde Pública, foram capacitados por professores da UFSC e realizaram as atividades com 12 turmas em 05 escolas do município (Núcleo Municipal Rotary, Núcleo Municipal Teresa Lemos Preto, Núcleo Municipal Alírio Luiz de Almeida, Núcleo Municipal Getúlio Vargas e Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini).

No dia 04 de outubro os estudantes que escreveram as melhores redações sobre o tema foram premiados com o título de Veterinário Mirim, além de jogos educativos e outras premiações. A data foi escolhida por ser o dia mundial dos animais.O primeiro lugar ficou com Kauã Victor Ribeiro, estudante do Núcleo Municipal Teresa Lemos Preto; o segundo lugar com Maria Eduarda Gomes Ferreira, do Núcleo Municipal Professor Alírio Luiz de Almeida, e o terceiro lugar com Emanuelly Oliveira Gomes Rodrigues, do Núcleo Municipal Rotary.

A atividade contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC), que disponibilizou cartilhas de Bem-estar Animal e de Zoonoses (para acessar clique aqui) para serem utilizadas. A Secretaria da Educação fez a impressão de uma cópia de cada cartilha para cada estudante. Este é um projeto piloto que tem a pretensão de ser realizado novamente em 2020, abrangendo um número maior de escolas de Curitibanos.