UFSC Curitibanos realiza Sarau Amazônico

18/11/2019 12:09

Aconteceu no dia 12 de novembro de 2019, no hall do CBS 01, a primeira edição do Sarau Amazônico sob coordenação da Biblioteca Setorial do Campus. O grupo formado por servidores e alunos nortistas e sulistas apresentaram a cultura amazônica através de música, poesia e dança.

Na abertura teve a declamação da poesia “Identidade” do escritor amazonense Celdo Braga, pela bibliotecária Cristhiane Kreusch. Em seguida, o aluno Matheus Melo, do curso de Engenharia Florestal, interpretou a canção “Negro Sol”, do cantor e compositor paraense Márcio Macedo. A estudante do curso de Agronomia, Jhennifer Morais, interpretou a canção “DNA Caboclo” do compositor amazonense Enéas Dias com acompanhamento do Sarau da Saúde, coordenado pelo professor Vladimir Araújo. A engenheira florestal, Larissa Tapanotti, declamou a poesia “Silêncio Guerreiro” da escritora amazonense Márcia Kambeba, pertencente a etnia indígena Ticuna.

O Sarau da Saúde ainda apresentou as canções “Sabor Açaí” do compositor paraense Nilson Chaves, interpretada pela professora Patrícia Pierre; e “Vermelho” do compositor amazonense Chico da Silva, interpretada pelo professor Vladimir Araújo. Para encerrar o evento, houve uma breve explicação pela cerimonialista Talita Gatner sobre a história do ritmo nortista Carimbó, que tem origens indígenas, afro e ibéricas. O grupo formado por estudantes e servidores apresentou uma coreografia de Carimbó criada pela bailarina Juliana Soares, estudante do curso de Engenharia Florestal.

Segundo Cristhiane Kreusch, bibliotecária e organizadora do evento “A presença do público foi bem marcante e acreditamos que o evento tenha cumprido seu principal objetivo, que foi  trazer para a comunidade curitibanense reflexões acerca de um território tão vasto e tão rico, e que pertence a todos os brasileiros, que é a Amazônia”.

Fotos: Rubiane Lima

Translate »