Projeto “Cinema Mundo” da UFSC Curitibanos realiza sua última exibição no ano de 2019

11/12/2019 11:21

No dia 02 de dezembro, às 19h00, aconteceu a última exibição do Projeto Cinema Mundo Itinerante do ano de 2019, no Cine Lúmine. Este projeto é coordenado pela professora Monica Aguiar da UFSC Curitibanos. Nesta edição foi exibido o filme “Cisne Negro”, do diretor Darren Anonofsky, e o debate foi realizado pelo psicanalista e psicólogo educacional da UFSC Lucas Emmanoel. Na realização dessa última projeção de 2019, ocorreu debate mediado pelo psicólogo educacional do Campus, Lucas Emmanoel, que pontuou:

“Mais uma vez nos reafirmamos de que a obra prima “Cisne Negro” é uma das melhores da sétima arte de todos os tempos! Em um debate caloroso, foram destacadas as sutilezas dos elementos estéticos e psíquicos que compõe o filme, como o uso dos espelhos, o trabalho com as cores, a simbiose mãe-filha, os episódios de delírio, as representações sociais do balé clássico. O debatedor estabeleceu um diálogo entre cinema e psicanálise, buscando transcender o quadro clínico, para por em questão “o que o filme Cisne Negro olha em nós?” e refletir sobre a multiplicidade de outros que nos habita e a saída que cada sujeito dá aquilo que lhe angustia. Foi destacada também a intrigante hipótese de que o eu seja o seu maior inimigo e que ao mesmo tempo, e por isso mesmo, o eu seja a maior possibilidade de transformação de si. Nina, eternizada por Natalie Portman, testemunha muito de nós!”.

As atividades do projeto “Cinema Mundo” acontecem sempre na 2ª segunda-feira de cada mês, às 19h00 no Cine Lúmine.  em Curitibanos. As projeções são gratuitas e após a exibição do filme é realizado um debate, sempre mediado por um convidado especialista no filme em questão.

Translate »