Assistência Estudantil e Centros Acadêmicos da UFSC Curitibanos promovem Ciclos de rodas de conversa

09/07/2020 12:12

Com o lema “Universidade, Subjetividade e Sociedade”, Centros Acadêmicos e a Assistência Estudantil da UFSC Curitibanos, promoverão ciclos de rodas de conversa destinados a comunidade acadêmica e a comunidade. Estes encontros acontecerão nos dias: 15 e 29 de Julho, e 12 de Agosto, sempre às 20:00h, através de plataforma virtual.

Inscrição:

Para os interessados em participar, acompanhem as redes sociais da UFSC Curitibanos para obterem o link da plataforma, e para aqueles que têm interesse em também receber o certificado de participação, acessem: http://assistenciaestudantil.curitibanos.ufsc.br/2868-2/ e preencham o formulário. Contato:

Programação:

• Vidas LGBTQIA+ na Universidade e na Cidade

15 de Julho de 2020, às 20:00h

Debatedoras:

Mariana Franco: Estudante de Serviço Social na UFSC Florianópolis. Conselheira  Estadual no Conselho Estadual dos Direitos  das Mulheres. Conselheira Nacional no Comitê de Prevenção e Combate à Tortura. Participa também da União Nacional LGBT e da União Brasileira de Mulheres.

Karoline Pires: Estudante de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos.

Mediação: Lucas de Paula Pereira (Estudante de Med. Veterinária da UFSC Curitibanos).

•  Racismo na Universidade e na Cidade

29 de Julho de 2020, às 20:00h

Debatedoras:

Joana Celia dos Passos: Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com pós-doutorado em Sociologia Política. É professora no Centro de Ciências da Educação da UFSC e nos Programas de Pós Graduação em Educação e Interdisciplinar de Ciências Humanas. Desenvolve pesquisas em Educação e Relações Raciais e ações afirmativas, com o foco na população negra.

Gloria Regina Botelho: Professora de Microbiologia Agrícola do Curso de Agronomia e de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos. É doutora em Biotecnologia Vegetal na UFRJ e especializada em microbiologia do solo e interações microganismos-plantas.

Mediação: Karime Limeira (Estudante de Engenharia Florestal da UFSC Curitibanos) e Vanusa Klüger (Estudante de Med. Veterinária da UFSC Curitibanos).

• Saúde mental, Pandemia e Educação

12 de Agosto de 2020, às 20:00h

Lucas Emmanoel: Psicanalista, psicólogo educacional da UFSC Curitibanos e mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura pela PUC-RIO.

Zilma Isabel Peixer: Professora da UFSC de Curitibanos. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. E Pós-doutora em Educação pela UFSC.

Mediação: Samyra Coratoo (Estudante de Agronomia da UFSC Curitibanos)

Assim, esses encontros, que emergiram do movimento dos estudantes da UFSC Curitibanos e tem o apoio da Assistência Estudantil, pretendem abarcar as reflexões sobre a Universidade, como um espaço de produção de conhecimento científico, formação e intervenção social; as subjetividades dos sujeitos que são produzidas na especificidade da Universidade e na Sociedade; e a Sociedade que na sua atualidade tem ameaçado os princípios de democracia pondo em risco a própria educação pública.

Pisando firme no chão do Brasil, nesta terra do Contestado, esse projeto será esteticamente acompanhado pela obra: “Ciranda cabocla” da artista Manih – de Videira-SC. Esta arte é política na medida em que alude para a história da luta dos caboclos e caboclas do Contestado pelo direito a terra e à vida. Esta obra revela e exalta a ética da justiça social que se apresenta na ciranda na qual todos e todas, sem nenhuma distinção, participam e celebram a vida. Lucas Emannoel, um dos organizadores do projeto, afirma que “Em tempos de pandemia, de devastação da vida e da intensificação da desigualdade social, uma educação que não questiona essas realidades torna-se reprodutora da própria antidemocracia.”

Os organizadores convidam a todos os interessados e interessadas nos temas para refletirmos e produzirmos formas de vidas mais democráticas.