(Português do Brasil) Projeto da UFSC Curitibanos realizará curso sobre folhas sagradas e diásporas

31/07/2021 16:19

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Projeto OSE DÚDÚ, com apoio da Coneva Jr. e Curitiblack, realizará EWÉ DÚDÚ: folhas sagradas e a diáspora, nos dias 11 e 12 de setembro de 2021. Este evento é um curso de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que visa trazer ao ambiente acadêmico conhecimentos ecológicos tradicionais da diáspora africana, que todavia, sofrem pela a marginalização dos seus saberes, levando a erosão do conhecimento e perda das tradições orais a cada geração. Na tentativa de modificar esse panorama, o curso pretende fomentar um novo olhar acerca das formas convencionais de utilização das plantas, com o objetivo de ressignificá-las na sociedade em geral, para afirmar uma nova epistemologia.

O curso é aberto ao público em geral e poderão ser realizadas por meio do endereço eletrônico https://www.even3.com.br/ewedudu/. Para acompanhar o curso, o inscrito receberá um mini guia e ao finalizar o curso o participante receberá um certificado de curso de extensão pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com carga horária total de 12 horas.

Os objetivos do curso são: 

  • Compreender a troca de saberes referente ao uso dos vegetais na história da diáspora.
  •  Trazer à luz os saberes ancestrais africanos dando a devida importância, tanto no corpo quanto na alma, das ervas no dia a dia dos seres humanos.
  • Apresentar e discutir o uso alimentício das plantas comestíveis na diáspora negra no Brasil.
  • Difundir o legado e valores civilizatórios africanos, desenvolvido a partir do conhecimento ecológico tradicional da natureza, em especial, no uso dos vegetais protagonizados na diáspora atlântica negra.

O curso terá 12h. com aulas expositivas on-line, divididas em dois (02) dias.  Pretende-se utilizar como método pedagógico aula expositiva teórica, apresentação de vídeos (trechos de curtas, vídeos, documentários, entre outros), músicas, fotos, além de outras possibilidades que contribuam no diálogo, debate e compreensão entre os expositores e os participantes.

 

Translate »