(Português do Brasil) APAE e UFSC Curitibanos oficializam parceria por meio do Programa Flores para Todos

31/08/2021 15:23

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Estiveram reunidos no dia 26 de agosto no auditório da APAE de Curitibanos, a equipe PhenoGlad de Curitibanos e os autodefensores Roseli e Rodrigo, a Diretora Andria, a Assistente Social Jeanie, a Coordenadora Pedagógica Geni e as professoras Cristiane e Paula da Entidade, que hoje tem 284 usuários e desenvolve ativamente oito programas com diferentes objetivos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social dos usuários.

O objetivo desse evento foi estreitar a parceria entre a UFSC Curitibanos e APAE de Curitibanos, a partir de atividades de extensão realizadas pela equipe PhenoGlad por meio  do projeto Flores para Todos. Esse projeto é coordenado pela profa. Leosane Bosco e desenvolvido pelos estudantes de graduação Carolina Longhi, Mary Reche e Cauê Hoffman.

A parceria do projeto visa promover interação e movimento de saberes entre instituições a partir do projeto inclusivo Flores para Todos, e assim proporcionar mais qualidade de vida a todos os envolvidos. O Flores para Todos foi inserido no Programa de Atividades Laborais,  artesanato e coleta e seleção de materiais recicláveis da APAE cuja finalidade é desenvolver a autonomia dos usuários através da autodeterminação.

A profa. Paula da APAE explicou que a autodeterminação, se divide em: autorregulação, autonomia, autoconhecimento e empoderamento. “Trabalhamos isso o ano todo, além das atividades laborais específicas de cada turma. Através de projetos, vídeos, músicas, teatro, apresentações, ente outras coisas, conseguimos englobar objetivos da autodeterminação, fazendo com que o aluno tenha um desenvolvimento e aprimoramento de habilidades indispensáveis para ele no meio social.”

As atividades desenvolvidas na APAE pela equipe da UFSC será basicamente com o cultivo de flores nos jardins da instituição. Algumas flores já foram plantadas, sendo cerca de 130 gladíolos e 30 statices, além disso, ainda serão cultivados girassóis. Etapas seguintes envolverão manejo das plantas, como adubação, condução e irrigação. Além disso, a equipe PhenoGlad doou para a APAE cerca de 100 hastes de statices colhidas nos experimentos de pesquisa da UFSC. Com essas flores secas, a professora Cristiane, responsável pela parte de artesanatos tem desenvolvido atividades laborais com os usuários e criado vasos e belas guirlandas. “Espera-se que a relação dos usuários da APAE com a natureza linda das flores traga maior autodeterminação e muito mais alegria a todos os envolvidos”, explicou a professora Leosane.

Translate »