O projeto “Tropeiros: Masculinidades em debate” da UFSC Curitibanos estabelece parceria com a Câmara Legislativa do Município de Curitibanos.
No dia 18 de Outubro, o Projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina Campus Curitibanos: “Tropeiros: Masculinidades em debate” foi apresentado na Câmara Legislativa do Município de Curitibanos-SC. Por meio do convite da presidenta da Câmara, Vilma Natalina Fontana Maciel – que tem um histórico de projetos que visam o enfrentamento da violência contra a mulher neste município –, a organização daquele Projeto de Extensão representada pelo psicólogo educacional, Lucas Emmanoel, e pelo servidor Enio Belotto, ambos da UFSC Curitibanos, estiveram presentes na Câmara dos Vereadores para a apresentação da proposta, compartilhamento das experiências e estabelecimento de parcerias entre a UFSC e a Câmara Legislativa.
Além disso, foram apresentados dados nacionais e municipais sobre a violência contra a mulher, destacando o modo como os homens têm sido formados em uma sociedade patriarcal e machista e os efeitos desse processo de masculinização no próprio homem e na sociedade. Fazendo crítica à culpabilização ou ao vitimismo, o psicólogo Lucas Emmanoel destacou a importância da implicação de toda a sociedade no enfrentamento do machismo e desigualdade de gênero, já que o machismo tem sido um projeto social violento que constitui a vida de todas as pessoas.
Ficou estabelecida a parceria entre a UFSC e a Câmara dos Vereadores para a potencialização do projeto “Tropeiros: masculinidades em debate”, e como resultado desse elo, já foi prevista uma atividade em Dezembro referida ao “Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que é comemorado no dia 6 de Dezembro.
A UFSC Curitibanos agradece a parceria e reafirma que as transformações possíveis só acontecerão se o trabalho for coletivo e em rede.
|
|






SINTER UFSC