Musicoterapia como intervenção de enfermagem na saúde do adulto

19/11/2021 09:09

A musicoterapia é o uso da música para ajudar a alcançar uma mudança específica no comportamento, sentimentos ou fisiologia do paciente. Sua utilização como intervenção de enfermagem fundamenta-se em quatro princípios básicos: ontológico — envolve as experiências sonoro-musicais; físico — contempla o modo como as pessoas percebem e são afetadas pela música; musical — abrange os elementos musicais inerentes à intervenção proposta; e relacional — reflete a relação interpessoal mediada pela música. Nessa perspectiva, a musicoterapia integra o escopo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), enquanto subespecialidade da especialidade Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares.

Considerando-se a complexidade de estímulos musicais e outros fatores, como a escolha da música e o modo de entrega, evidencia-se a publicação de diretrizes recomendadas para descrição de relatórios de intervenções musicais na área da saúde, de modo a permitir comparações entre estudos e replicação destes. Ressalta-se que a musicoterapia é sugerida para diagnósticos de enfermagem, como dor aguda e crônica, ansiedade e sofrimento espiritual, e é implementada com o objetivo de alcançar resultados nos cuidados de enfermagem, como reduzir os níveis de dor e ansiedade, conforto psicoespiritual e dignidade no final da vida.

O capítulo integra o Ciclo 16 – Volume 3 do Programa de Atualização em Enfermagem, uma parceria entre Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a editora Artmed Panamericana.

Este é o link da editora: https://secad.artmed.com.br/blog/todas-as-outras/musicoterapia-como-intervencao-de-enfermagem/?jaytkSecad=eHTELX0BAAAMysYtfQEAAGVjY2ZiNGQ3LTY1MDYtNDlhYi1hNTA3LTRmNTIwZjMyZDZkNQ.

Translate »