UFSC Curitibanos aprova projeto FAPESC de Incentivo ao Empreendedorismo Universitário Inovador

02/12/2021 15:05

O Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina obteve aprovação de Projeto para realização do Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Universitário Inovador e iniciará seus trabalhos a partir de janeiro de 2022. O PROGRAMA DE APOIO À INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DA REGIÃO DO CONTESTADO, coordenado pelo Servidor Técnico Administrativo Gustavo Cristiano Sampaio e o professor Estevan Felipe Pizarro Muñoz, foi inscrito no Edital de Chamada Pública da FAPESC nº 39/2021, para angariar recursos recursos financeiros e bolsa de estágio para a para execução deste trabalho.

O programa é uma ação coletiva que pretende criar um ambiente institucional que possibilite a disseminação de uma cultura empreendedora a qual esteja ancorada na construção de soluções para os problemas do território da AMURC e promova os benefícios dos debates teóricos da Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade. “Dessa forma, o programa pretende também envolver outras entidades e a comunidade em geral que estejam interessada na temática, haja visto as ações desenvolvidas pelo DEL, Programa de Desenvolvimento Local, organizado pela Associação Empresarial de Curitibanos e Prefeitura Municipal de Curitibanos”, complementa o coordenador do projeto.

O principais objetivos do Programa é Capacitar acadêmicos e pesquisadores sobre as ferramentas e processos existentes que possibilitem a transformação de ideias em projetos com potencial de incubação e, possivelmente, em negócios sustentáveis; Criar um ambiente institucional de discussão e propulsão de ideias inovadoras entre graduandos, pós-graduandos, egressos, técnicos e professores do Campus Curitibanos da UFSC; Incentivar a curricularização da extensão das disciplinas de graduação e pós-graduação do Campus Curitibanos junto ao Programa de Empreendedorismo Universitário;. Promover a interação entre Sociedade Civil organizada, Universidade, o Governo e Empresas que proporcionem a criação e a consolidação de novos negócios com viabilidade multidimensional (econômica, social e ecológica). O programa, inicialmente, terá duração de 3 anos e sua continuidade dependerá de novos editais e recursos para subsidiar a sua realização.