Estudantes da UFSC Curitibanos promovem evento com intuito de preparar estudantes para estágios, voluntariado e intercâmbio

19/01/2022 17:02

Com o objetivo de preparar estudantes e interessados para conseguir oportunidades de estágio, voluntariado e intercâmbio, no período de 24 a 27 de janeiro, ocorrerá um evento idealizado por alunos e egressos da UFSC, sob a coordenação dos professores Marcelo Bonazza e Mario Dobner, denominado “Universidade Além da Sala de Aula”. Essa iniciativa é direcionada para estudantes, graduados e público em geral. Os assuntos abordados na imersão de 4 dias estarão ligados a locais de buscas por vagas, construção de cartas e currículos, entrevistas e experiências e contará com palestrantes convidados de diversos estados do Brasil e de outros países.

Os encontros virtuais terão duração de 2 horas com início às 19 horas. As inscrições são gratuitas podendo ser realizadas por meio das redes sociais do evento @uasa.ufsc ou site oficial. A participação no evento dará direito à certificado de participação, sendo necessário assinar a lista de presença disponibilizada por meio da plataforma YouTube (canal do Centro Acadêmico Araucária).

“A ideia do projeto surgiu de uma convicção, de que todos devem ter acesso a vivências e experiências, para que possam almejar novas possibilidades de aprimoramento profissionalmente. Então, com esse minicurso se esperará instigar estudantes e pessoas interessadas a observarem as oportunidades que existem dentro e fora da universidade, como estágios, voluntariados e intercâmbios, que são experiências reconhecidas e solicitadas pelo mercado de trabalho, porém, pouco abordadas e discutidas dentro de sala de aula”, disserta a comissão organizadora.

Cronograma do evento:

Serão quatro dias de palestras, com carga horária de duas horas diárias:

1º dia – 24 DE JANEIRO

• Como se preparar para novos desafios;
  • Quais são as principais locais de busca por vagas;
  • Como funcionam as plataformas de busca por vagas.

2º dia – 25 DE JANEIRO

• Como elaborar currículos;
  • Como elaborar cartas de intenção/ motivação.

3º dia – 26 DE JANEIRO

• Como realizar a escrita formal de cartas e mensagens formais;
  • Como se preparar e realizar entrevistas em processos seletivos;
  • Como funcionam dinâmicas de grupo;
  • Como ter boas relações interpessoais no ambiente profissional.

​4º dia – 27 DE JANEIRO

• Ouça o relato de pessoas com MUITAS experiências em estágios, voluntariados e intercâmbios, e como foi o processo de aprendizagem.

​*O evento também é perfeito a quem se prepara para ingressar no MERCADO DE TRABALHO