Professores da UFSC Curitibanos participam da equipe organizadora do X Seminário Catarinense de Agroecologia

30/03/2022 22:04

Os professores da UFSC Curitibanos, Estevan Felipe Pizzarro Muñoz, Zilma Isabel Peixer, Karine Louise dos Santos e Paulo Cesar Poeta Firmino Júnior integram a comissão organizadora do X Seminário Catarinense de Agroecologia. O evento, que acontecerá nos dia 13 e 14 de maio de 2022, é voltado para agricultores, técnicos, estudantes, consumidores conscientes, sendo organizado por equipe constituída por um coletivo de instituições públicas e da sociedade civil simpatizantes da produção e consumo agroecológico. Busca, do ponto de vista social, valorizar experiências de produção e consumo de alimentos saudáveis, com formas de produção sustentável e com benefício econômico na agricultura de Santa Catarina e em outros setores da economia relacionados. As formas de produção e consumo serão discutidas com foco na sustentabilidade ambiental.

O evento será combinado com participações e transmissões por via remota, de forma a ampliar a participação e o acesso aos temas discutidos. Os recursos envolvidos serão oriundos das inscrições e de instituições de fomento, como FAPESC e outras agências públicas e privadas. O tema central é a relação entre alimento e saúde, destacando o papel da biodiversidade nos sistemas agroalimentares. Destaca-se o enfoque de inovação, pela apresentação de aspectos produtivos, de consumo e de interação com o ambiente, como forma de superar os desafios apresentados pela pandemia. A décima edição do seminário é um momento de reflexão sobre os caminhos já percorridos pela agroecologia e como forma de fortalecimento para os desafios que se apresentam.

O X Seminário Catarinense de Agroecologia é organizado por um conjunto de instituições, envolvendo universidades públicas (IFC, IFSC, UDESC, UFFS e UFSC), com participação da comunidade acadêmica, sendo professores e estudantes que atuam na agroecologia; há participação de empresa produtora de insumos para produção sustentável (Dinamisa); instituições da sociedade civil, como Centro Vianei e Rede Ecovida, que atuam há anos no incentivo da produção e consumo agroecológicos; além de outras instituições públicas, em especial a EPAGRI, que atuam com seu corpo de pessoal na assistência técnica e pesquisa agropecuária em Santa Catarina; Assembléia Legislativa de Santa Catarina, por meio do Fórum Estadual de Agroecologia. Outras entidades têm participação na comissão organizadora e no apoio às atividades do evento, a saber, Associação Brasileira de Agroecologia, Cáritas Diocesana, Coper Planalto Sul, Cooperativa Central de Reforma Agrária, Cresol, Ecoserra, FETRAF, Prefeitura de Santa Rosa de Lima e sobretudo Prefeitura Municipal de Lages, com auxílio na infraestrutura do evento.

No evento poderão ser apresentados trabalhos na forma de resumos expandidos nas seguintes modalidades: TRABALHOS CIENTÍFICOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS TÉCNICAS e RELATOS DE EXPERIÊNCIAS POPULARES, que devem ser submetidos até o dia 04 de abril de 2022.

Translate »