Projeto ‘Sensor Green: Smart Soil Testing’ seleciona estágio de pós-mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina

13/04/2022 16:57

Projeto ‘Sensor Green: Smart Soil Testing’, aprovado no Programa Catalisa ICT, seleciona estagiário de pós-mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina. A duração da bolsa é de 12 meses (02/05/2022 a 30/04/2023), com possibilidade de estendê-la por 36 meses, conforme alcance de metas. A modalidade da bolsa enquadra-se em Estímulo à Inovação com valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), com vínculo com a Universidade Federal de Santa Catarina via estágio de pós-mestrado (RN N.º 63/2019/CPG UFSC), possibilitando a Matrícula na instituição e acesso a todos sistemas da universidade. O local de trabalho será no Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Pré-requisito: Diploma de mestrado ou doutorado (e diplomas estrangeiros com validade Brasil).

Contato com coordenador: Prof. Alexandre ten Caten /

Prazo de inscrição: enviar currículo modelo Lattes até 26 de abril de 2022.

Seleção: 1ª fase: análise de currículo pelo coordenador. 2ª fase: entrevista (online)

Perfil da/o candidata/o: conhecimento comprovado em Pedometria e suas subdisciplinas (através de trabalho de dissertação/tese). Serão considerados aspectos positivos candidatos com conhecimentos de Sensoriamento Remoto e Próximo do Solo, uso de aprendizagem de máquina, programação R ou Python. Candidatas/os com atividades prévias em empreendedorismo e/ou inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas terão melhor pontuação. Não estar cursando pós-graduação.

Sobre o Catalisa:

O CATALISA ICT é uma iniciativa articulada pelo SEBRAE, com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade.

Sobre o projeto Sensor Green:

Através do projeto Sensor Green: Smart Soil Testing buscamos revolucionar a forma como coletamos dados do solo. Atualmente, com as análises analíticas, baseadas em reações químicas, são produzidos rejeitos perigosos ao ambiente, as análises são demoradas, necessitam muita mão de obra e são custosas. O projeto irá empregar sensores para escanear as amostras do solo e processar estes dados por algoritmos de aprendizagem de máquina, para gerar informação de forma limpa, rápida, com automatização e por uma fração do custo atual. Durante esta fase do projeto (12 meses) pretendemos elevar a tecnologia de uma TRL5 para estruturar um MVP (Produto Viável Mínimo) junto à um early adopter. No projeto irá trabalhar uma equipe de 6 pessoas, com forte integração com o programa de pós-graduação PPGEAN. Não envolve cursar disciplinas.

Sobre a UFSC Campus Curitibanos SC:

A UFSC Campus Curitibanos está localizada no Planalto Serrano (1.000 m n.m.m.) e no centro geográfico de Santa Catarina. A região tem forte apelo turístico com regiões de montanha e belas paisagens naturais especialmente no inverno, com muitas opções de esportes e atividades ao ar livre. O Estado de Santa Catarina tem uma rica diversidade cultural, grande motivação empreendedora e desponta como um dos Estados mais industrializados do país com uma cadeia do agronegócio muito diversificada.

Tags: estágioinovaçãoufsc curitibanosUniversidade Federal de Santa Catarina