Grupo Curitiblack lança projeto o projeto “Nossos griots: contos africanos”

22/06/2022 17:31

O grupo Curitiblack de afrodescendentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos, visando valorizar da história e cultura negra, lança o projeto “Nossos griots: contos africanos” que pretende incentivar, influenciar e proporcionar a narrativa de histórias de origem africana para a comunidade acadêmica e a sociedade, através de contadores de histórias (griots) afrodescendentes. Para a realização do projeto, serão produzidos vídeos em que os griots convidados contarão suas histórias. Os vídeos serão veiculados no canal do Youtube do grupo Curitiblack e divulgados em redes sociais e páginas da UFSC. No campus, banners contendo QR code dos vídeos facilitarão o acesso. Os vídeos serão apresentados também, em escolas e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em forma de oficinas.

A primeira convidada do projeto é Nancy de Souza e Silva, Vovó Cici, Ebômi do ilê Axé Opô Aranju, Lauro de Freiras – BA, de 82 anos. É natural do Rio de Janeiro, mas mora em Salvador há 51 anos. Em 2022, recebeu o título de Cidadã Soteropolitana. É letrada em cultura afrodiaspórica, propriedades medicinais das plantas e magia dos cantos que despertam as propriedades das folhas. Está associada à fundação Espaço Cultural Pierre Verger. Vovó Cici é um verdadeiro patrimônio cultural afro-brasileiro. É a ponte que liga os conhecimentos ancestrais com a juventude. Confira o depoimento: