(Português do Brasil) Grupo Curitiblack lança projeto o projeto “Nossos griots: contos africanos”

22/06/2022 17:31

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O grupo Curitiblack de afrodescendentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos, visando valorizar da história e cultura negra, lança o projeto “Nossos griots: contos africanos” que pretende incentivar, influenciar e proporcionar a narrativa de histórias de origem africana para a comunidade acadêmica e a sociedade, através de contadores de histórias (griots) afrodescendentes. Para a realização do projeto, serão produzidos vídeos em que os griots convidados contarão suas histórias. Os vídeos serão veiculados no canal do Youtube do grupo Curitiblack e divulgados em redes sociais e páginas da UFSC. No campus, banners contendo QR code dos vídeos facilitarão o acesso. Os vídeos serão apresentados também, em escolas e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em forma de oficinas.

A primeira convidada do projeto é Nancy de Souza e Silva, Vovó Cici, Ebômi do ilê Axé Opô Aranju, Lauro de Freiras – BA, de 82 anos. É natural do Rio de Janeiro, mas mora em Salvador há 51 anos. Em 2022, recebeu o título de Cidadã Soteropolitana. É letrada em cultura afrodiaspórica, propriedades medicinais das plantas e magia dos cantos que despertam as propriedades das folhas. Está associada à fundação Espaço Cultural Pierre Verger. Vovó Cici é um verdadeiro patrimônio cultural afro-brasileiro. É a ponte que liga os conhecimentos ancestrais com a juventude. Confira o depoimento:

Translate »