Projeto de extensão da UFSC publica E-book sobre a prevenção da COVID-19 em ambiente escolar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde Curitibanos-SC

30/06/2022 18:14

Projeto de Extensão coordenado pelo Prof. Alberto Sumiya, da Coordenação Especial de Biociências e Saúde Única (BSU), publica um E-Book sobre a prevenção da COVID-19 em ambiente escolar. O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde Curitibanos-SC. A ideia nasceu da necessidade de favorecer uma cultura de promoção de saúde entre crianças e adolescentes, tendo em vista que sempre haverá o risco de novas pandemias.

A equipe contou com a participação da Profa. Eloisa Pavesi, do STAE Takanori Ogawa e bolsistas PROEX/UFSC Luiz Carlos Lopes da Silveira e Julia Spengler, com ilustrações de Ana Flávia Marques. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado reunião com a Secretaria Municipal de Educação e oficina com estudantes da rede. Por meio de revisão de bibliográfica elaborou-se o roteiro e em seguida a arte.

O produto é um material informativo, no estilo mangá japonês, que pode ser impresso e utilizado para contextos diversos, podendo inspirar a discussão de temas relacionados. O mangá tem boa aceitação e já foi utilizado como estratégia de comunicação em saúde em muitos países para diferentes faixas etárias, porém o público jovem-adulto tem maior aceitação. O trabalho realizado pela equipe pode ser conferido no endereço eletrônico: https://mangacomicssaude.ufsc.br/