Inscrições abertas para o evento Conexão Contestado
Estão abertas as inscrições para o Conexão Contestado – 1º Seminário Regional de Inovação e Empreendedorismo. O evento, que acontece de forma híbrida, acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2022 no Mercado Público Municipal de Curitibanos e transmitido simultaneamente na plataforma do Youtube da UFSC Curitibanos. Essa é a primeira atividade ampliada do Polo de Tecnologia e Inovação Araucária de Curitibanos e Região, sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos, Universidade do Contestado – Campus Curitibanos, Associação Empresarial de Curitibanos por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores, apoiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da Inovale (Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe).
O objetivo principal é incentivar a cultura de inovação e empreendedorismo, instigando as pessoas a refletir sobre ideias que possam mitigar problemas do cotidiano possíveis de gerar novos empreendimentos ou melhoria de processos, mostrando caminhos que os levem a serem implementados. O evento contará com palestrantes experientes na área e cases de empresas inovadoras na região, as quais se encontram em processo de implantação. O público-alvo do evento são estudantes de ensino médio, acadêmicos, empresários e público interessados na temática. A inscrição gratuita poderá ser feita por meio do site oficial do evento e terá emissão de certificado para os participantes.
Sobre o Polo Araucária
O Polo de Tecnologia e Inovação Araucária tem o objetivo de impulsionar e estimular projetos empreendedores em Curitibanos e Região. O espaço que abrigará a sede da instituição, cedido e reformado pela Prefeitura Municipal de Curitibanos, encontra-se em seu estágio de finalização. O prédio está localizado na Rua Cornélio de Haro Varela, 1835 e terá espaço administrativo, auditório e espaços para abrigar empresas em seus estágios iniciais.
O Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina têm sido um dos pilares para a criação do Polo de Tecnologia e Inovação Araucária da Região de Curitibanos. Além de participar nas tratativas para a sua concepção juntamente com a UnC (Universidade do Contestado), ACIC (Associação Empresarial de Curitibanos) e Prefeitura Municipal de Curitibanos, a Instituição vêm contribuindo com o recebimento de recursos provenientes de projetos submetidos à FAPESC, a qual estão sendo destinados à realização do evento Conexão Contestado e aquisição de mobiliário no montante de R$ 30.000,00.
A constituição legal do Polo ocorreu no último dia (27) na sede da Associação Empresarial de Curitibanos. Na ocasião foram eleitos a Diretoria, os Conselho Administrativo, Fiscal e Consultivo. O diretor do Campus, Juliano Wendt foi eleito para compor o Conselho de Administração e o servidor técnico-administrativo Gustavo Cristiano Sampaio para a função de Diretor Consultivo. O Polo tem objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região, fornecendo apoio para empreendedores, facilitando a formação de novas empresas, apoiando a seleção e formação de empreendimentos de excelência, amparando novas empresas originadas da pesquisa tecnológica e de inovação, para que possam alcançar o mercado global.