Coletivo Curitiblack publica seu segundo vídeo do Projeto Nossos “Griots”

12/09/2022 17:26

Encontra-se disponível na página do YouTube, o segundo vídeo do Projeto Nosso Griots do Coletivo Curitiblack da UFSC Curitibanos. Nesse vídeo, o griot Sr. Samuel Pedro conta a história do Quilombo da Flor Roxa, povoado de Praianos – BA, onde diversos escravizados se refugiaram, após conseguirem se libertar da escravidão.

Sobre o Projeto Nossos Griots

Pode-se definir “griot” como um personagem da estrutura social da maioria dos países da África Ocidental. Também são denominados como jali (em mandês), guewel (em wolof), iggawen (em hassania) ou arokin (em iorubá). O termo griot vem da palavra guiriot, em francês e do neologismo criado em português. Nas sociedade africanas, são essenciais para manter vivas a história e a cultura de um povo. No Brasil, essa função foi reservada aos mais velhos e que hoje, através da internet tem sido redescobertos e valorizados. O Projeto Nossos Griots, com apoio da Secarte/UFSC, surgiu com o objetivo de valorizar as nossas raízes ancestrais.

Sobre o Coletivo Curitiblack

O grupo, criado no Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina, possui os objetivos em envolver estudantes e servidores da Instituição, assim como a comunidade local promovendo debates sobre a influência do racismo institucional na persistente ausência de pessoas pretas em diversos cargos e locais. Nesse sentido, busca-se discorrer sobre a consequência da falta de representatividade que impede brasileiros, em sua maioria pessoas negras, de ocupar lugares de poder e conhecimento, como as Instituições de Ensino Superior (IES), seja como aluno ou docente. Assim, o principal objetivo é ampliar a discussão e a reflexão sobre a presença reduzida de afrodescendentes na Universidade.