Inscrições abertas para submissão de trabalhos para a II Mostra Científica e Tecnológica da UFSC Curitibanos

21/09/2022 16:55

Encontram-se abertas, até o dia 07 de outubro, as inscrições para submissão de trabalhos para a II Mostra Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos. O evento faz parte de diversas ações da SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação). A submissão de trabalhos poderá ser realizada por meio do site oficial do evento.

A II Mostra Científica e Tecnológica da UFSC, a ser realizada no Campus de Curitibanos, trará como temática a “Vida terrestre”. Alinhados com os objetivos do desenvolvimento sustentável destacados pelas Nações Unidas, e com a finalidade de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade, planejamos um evento que promoverá a integração de diferentes subáreas das ciências agrárias e da saúde na mesorregião Serrana de Santa Catarina, consolidando a UFSC como um polo científico e tecnológico no “coração” do estado.

A mesorregião Serrana de Santa Catarina é formada por 30 municípios agrupados em duas microrregiões: Campos de Lages e Curitibanos. É a menos povoada das mesorregiões e a mais fria do estado, devido à presença da Serra Geral no Planalto Serrano, onde a altitude chega a ultrapassar os mil metros em relação ao nível do mar. Essa região tem a agricultura e na pecuária importantes fontes de renda, incluindo grande número de pequenos produtores, além de uma forte indústria florestal e turismo rural. Mesmo com toda essa aptidão rural, a região apresenta alguns dos menores índices do estado referentes à qualidade de vida e produtividade, o que justifica o fomento na implementação científica e tecnológica. Dessa forma, o Campus de Curitibanos da UFSC, com sua essência nas ciências agrárias, pode contribuir significativamente para o implemento dos processos produtivos regionais, estaduais e até mesmo nacionais, tendo em vista sua elevada compatibilidade com as políticas produtivas e com os ideais de sustentabilidade propostos pela ONU, nesta edição em especial, a vida terrestre.

A segunda edição da nossa Mostra abrigará no mínimo a participação dos 15 grupos de pesquisa liderados por pesquisadores do Campus de Curitibanos da UFSC, dois programas de pós-graduação, três cursos de graduação com aderência à temática proposta (todos eles) podendo esse número aumentar exponencialmente com a participação de estudantes e pesquisadores egressos dos nossos programas de pós-graduação e instituições parceiras. Além disso, a Mostra é aberta ao público geral com objetivo de difundir a produção científica da UFSC e de seus parceiros para todo o mundo. A proposta é que esse evento ocorra na semana que antecede a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e que possamos utilizá-lo também para cumprir os objetivos relacionados ao bicentenário da Independência do Brasil, com o enfoque na temática-base “vida terrestre”, mas também abordando as transformações ocorridas nas regiões e biomas brasileiros nesses últimos 200 anos.

Além da II Mostra Científica e Tecnológica, a SEPEX em Curitibanos reunirá diversas ações de ensino, pesquisa e extensão. A proposta é que envolva amplamente a comunidade acadêmica em uma ou mais das atividades listadas:

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujos principais objetivos são promover ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos e promover ações abrangentes de divulgação e socialização de conhecimentos científicos, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas, mas dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais.

UFSC portas abertas, cujo principal objetivo é inserir a comunidade e público geral dentro da Universidade, mostrando o que é feito por essa instituição e, consequentemente, a sua importância no contexto social, pedagógico, político e econômico.

II Mostra Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos, cujos principais objetivos são promover difusão da produção científica e tecnológica da comunidade acadêmica do Campus de Curitibanos da UFSC, dos demais participantes e de seus parceiros, consolidar a UFSC como polo de Ciência e Tecnologia na mesorregião Serrana de Santa Catarina, estimular a cooperação científica e criação/intensificação de redes entre os grupos de pesquisa regionais com grupos nacionais e internacionais, estimular a inovação e o empreendedorismo entre os participantes na temática proposta e integrar os membros e produtos da comunidade de pesquisadores e acadêmicos e os profissionais das ciências agrárias, produtores e população geral.

X Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária, cujo principal objetivo é promover palestras e discussões sobre temas afins ao referido curso, além de promover momentos de prática acadêmica.

Seminários da pós-graduação, que contarão com as bancas de qualificação do Mestrado Acadêmico em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa.

 

Cronograma da SEPEX em Curitibanos

Dia 15 de outubro de 2022

Local: Mercado Público de Curitibanos

9h às 12h – Abertura “não oficial”: Apresentações culturais, estandes de divulgação dos cursos de graduação e projetos do Campus de Curitibanos.

 

Dias 17 a 21 de outubro de 2022

Local: Hotel Gaboardi

8h às 12h – X Semana Acadêmica do Cursos de Medicina Veterinária

Palestras e minicursos

Dias 17 a 21 de outubro de 2022

Local: Auditório do CEDUP

13h30min às 17h – Seminários da pós-graduação

Qualificações dos estudantes do PPGMVCI

 

Dia 19 de outubro de 2022

Local: Campus-sede UFSC Curitibanos

13h30min – Abertura oficial da SEPEX em Curitibanos.

Palestra magna: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

14h a 18h – 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e UFSC portas abertas

Recepção do público externo: Apresentações culturais e visitas guiadas aos espaços internos da UFSC ao longo da tarde, pôsteres, estandes e salas com atrações dos cursos de graduação, grupos de pesquisa, projetos e coletivos do Campus de Curitibanos.

 

Dia 20 de outubro de 2022

Local: Campus-sede UFSC Curitibanos

8h30min a 18h – 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e UFSC portas abertas

Recepção do público externo: Apresentações culturais e visitas guiadas aos espaços internos da UFSC ao longo do dia, pôsteres, estandes e salas com atrações dos cursos de graduação, grupos de pesquisa, projetos e coletivos do Campus de Curitibanos.

9h a 17h – II Mostra Científica e Tecnológica da UFSC Curitibanos

Apresentações orais e exposição de pôsteres

 

Dia 21 de outubro de 2022

Local: Campus-sede UFSC Curitibanos

8h30min a 12h – 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e UFSC portas abertas

Recepção do público externo: Apresentações culturais e visitas guiadas aos espaços internos da UFSC ao longo da manhã, pôsteres, estandes e salas com atrações dos cursos de graduação, grupos de pesquisa, projetos e coletivos do Campus de Curitibanos.

9h a 17h – II Mostra Científica e Tecnológica da UFSC Curitibanos

Apresentações orais e exposição de pôsteres

17h – Encerramento oficial com premiação dos melhores trabalhos da II Mostra de C&T

Translate »