(Português do Brasil) Inscrições abertas para submissão de trabalhos para a II Mostra Científica e Tecnológica da UFSC Curitibanos

21/09/2022 16:55

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Encontram-se abertas, até o dia 07 de outubro, as inscrições para submissão de trabalhos para a II Mostra Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos. O evento faz parte de diversas ações da SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação). A submissão de trabalhos poderá ser realizada por meio do site oficial do evento.

A II Mostra Científica e Tecnológica da UFSC, a ser realizada no Campus de Curitibanos, trará como temática a “Vida terrestre”. Alinhados com os objetivos do desenvolvimento sustentável destacados pelas Nações Unidas, e com a finalidade de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade, planejamos um evento que promoverá a integração de diferentes subáreas das ciências agrárias e da saúde na mesorregião Serrana de Santa Catarina, consolidando a UFSC como um polo científico e tecnológico no “coração” do estado.

A mesorregião Serrana de Santa Catarina é formada por 30 municípios agrupados em duas microrregiões: Campos de Lages e Curitibanos. É a menos povoada das mesorregiões e a mais fria do estado, devido à presença da Serra Geral no Planalto Serrano, onde a altitude chega a ultrapassar os mil metros em relação ao nível do mar. Essa região tem a agricultura e na pecuária importantes fontes de renda, incluindo grande número de pequenos produtores, além de uma forte indústria florestal e turismo rural. Mesmo com toda essa aptidão rural, a região apresenta alguns dos menores índices do estado referentes à qualidade de vida e produtividade, o que justifica o fomento na implementação científica e tecnológica. Dessa forma, o Campus de Curitibanos da UFSC, com sua essência nas ciências agrárias, pode contribuir significativamente para o implemento dos processos produtivos regionais, estaduais e até mesmo nacionais, tendo em vista sua elevada compatibilidade com as políticas produtivas e com os ideais de sustentabilidade propostos pela ONU, nesta edição em especial, a vida terrestre.

A segunda edição da nossa Mostra abrigará no mínimo a participação dos 15 grupos de pesquisa liderados por pesquisadores do Campus de Curitibanos da UFSC, dois programas de pós-graduação, três cursos de graduação com aderência à temática proposta (todos eles) podendo esse número aumentar exponencialmente com a participação de estudantes e pesquisadores egressos dos nossos programas de pós-graduação e instituições parceiras. Além disso, a Mostra é aberta ao público geral com objetivo de difundir a produção científica da UFSC e de seus parceiros para todo o mundo. A proposta é que esse evento ocorra na semana que antecede a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e que possamos utilizá-lo também para cumprir os objetivos relacionados ao bicentenário da Independência do Brasil, com o enfoque na temática-base “vida terrestre”, mas também abordando as transformações ocorridas nas regiões e biomas brasileiros nesses últimos 200 anos.

Além da II Mostra Científica e Tecnológica, a SEPEX em Curitibanos reunirá diversas ações de ensino, pesquisa e extensão. A proposta é que envolva amplamente a comunidade acadêmica em uma ou mais das atividades listadas:

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujos principais objetivos são promover ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos e promover ações abrangentes de divulgação e socialização de conhecimentos científicos, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas, mas dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais.

UFSC portas abertas, cujo principal objetivo é inserir a comunidade e público geral dentro da Universidade, mostrando o que é feito por essa instituição e, consequentemente, a sua importância no contexto social, pedagógico, político e econômico.

II Mostra Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos, cujos principais objetivos são promover difusão da produção científica e tecnológica da comunidade acadêmica do Campus de Curitibanos da UFSC, dos demais participantes e de seus parceiros, consolidar a UFSC como polo de Ciência e Tecnologia na mesorregião Serrana de Santa Catarina, estimular a cooperação científica e criação/intensificação de redes entre os grupos de pesquisa regionais com grupos nacionais e internacionais, estimular a inovação e o empreendedorismo entre os participantes na temática proposta e integrar os membros e produtos da comunidade de pesquisadores e acadêmicos e os profissionais das ciências agrárias, produtores e população geral.

X Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária, cujo principal objetivo é promover palestras e discussões sobre temas afins ao referido curso, além de promover momentos de prática acadêmica.

Seminários da pós-graduação, que contarão com as bancas de qualificação do Mestrado Acadêmico em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa.

 

Cronograma da SEPEX em Curitibanos

Dia 15 de outubro de 2022

Local: Mercado Público de Curitibanos

9h às 12h – Abertura “não oficial”: Apresentações culturais, estandes de divulgação dos cursos de graduação e projetos do Campus de Curitibanos.

 

Dias 17 a 21 de outubro de 2022

Local: Hotel Gaboardi

8h às 12h – X Semana Acadêmica do Cursos de Medicina Veterinária

Palestras e minicursos

Dias 17 a 21 de outubro de 2022

Local: Auditório do CEDUP

13h30min às 17h – Seminários da pós-graduação

Qualificações dos estudantes do PPGMVCI

 

Dia 19 de outubro de 2022

Local: Campus-sede UFSC Curitibanos

13h30min – Abertura oficial da SEPEX em Curitibanos.

Palestra magna: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

14h a 18h – 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e UFSC portas abertas

Recepção do público externo: Apresentações culturais e visitas guiadas aos espaços internos da UFSC ao longo da tarde, pôsteres, estandes e salas com atrações dos cursos de graduação, grupos de pesquisa, projetos e coletivos do Campus de Curitibanos.

 

Dia 20 de outubro de 2022

Local: Campus-sede UFSC Curitibanos

8h30min a 18h – 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e UFSC portas abertas

Recepção do público externo: Apresentações culturais e visitas guiadas aos espaços internos da UFSC ao longo do dia, pôsteres, estandes e salas com atrações dos cursos de graduação, grupos de pesquisa, projetos e coletivos do Campus de Curitibanos.

9h a 17h – II Mostra Científica e Tecnológica da UFSC Curitibanos

Apresentações orais e exposição de pôsteres

 

Dia 21 de outubro de 2022

Local: Campus-sede UFSC Curitibanos

8h30min a 12h – 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e UFSC portas abertas

Recepção do público externo: Apresentações culturais e visitas guiadas aos espaços internos da UFSC ao longo da manhã, pôsteres, estandes e salas com atrações dos cursos de graduação, grupos de pesquisa, projetos e coletivos do Campus de Curitibanos.

9h a 17h – II Mostra Científica e Tecnológica da UFSC Curitibanos

Apresentações orais e exposição de pôsteres

17h – Encerramento oficial com premiação dos melhores trabalhos da II Mostra de C&T

Translate »