Conexão Contestado, 1º Seminário Regional de Inovação e Empreendedorismo, supera expectativas

22/09/2022 17:38

Aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro de 2022 no Mercado Público Municipal de Curitibanos o Conexão Contestado – 1º Seminário Regional de Inovação e Empreendedorismo. O evento é uma iniciativa externas do Polo de Tecnologia e Inovação Araucária de Curitibanos e Região, sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos, Universidade do Contestado – Campus Curitibanos, Associação Empresarial de Curitibanos por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores, apoiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), por meio do Edital de Chamada Pública nº 26/2021 – Conexão SC. 

Segundo o coordenador do evento, o servidor Gustavo Cristiano Sampaio “Um dos principais objetivos do evento foi trazer conceitos básicos de inovação e empreendedorismo nos tempos atuais e motivar a comunidade regional a pensar em soluções inovadoras para os problemas do cotidiano. Para isso, convidamos palestrantes que pudessem falar de suas experiências, mostrando às pessoas de nossa região de que é possível transformar a realidade a partir do economia do conhecimento”. Estiveram presentes no encontro e acompanhando  por meio da Plataforma do Youtube aproximadamente 400 pessoas, dentre estes, estudantes de ensino médio, acadêmicos da UFSC, UnC e Uniasselvi, estudantes de ensino técnico do SENAI, CEDUP e SENAC, empresários, profissionais de diversas áreas e comunidade em geral. 

A comissão organizadora foi composta Gustavo Cristiano Sampaio e Estevan Felipe Pizzaro Munoz, servidores da UFSC Curitibanos; Carlos Eduardo Rotta e Nicole Jocys, acadêmicos da UFSC Curitibanos; Caroline Zulian da Cruz, Consultora dos Núcleos Empresariais da ACIC e Agente de Articulação do DEL; Morgana Gatner de Souza, presidente do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIC e Nilton Kazuo Gomes Suzuki, professora da UnC Campus Curitibanos; Ana Cristina dos Santos, servidora da Prefeitura Municipal de Curitibanos; Ana Carolina de Oliveira Martarello Krutzmann, secretaria executiva da ACIC e Márcio Fagundes Camargo, representante da ACEA (Associação Curitibanense de Engenheiros e Agrônomos). O evento também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitibanos, Inovale (Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe), MFC Administradora, Copery, Didoné & Medeiros Advogados Associados, Jornal A Semana, Portal Via Pública, SIFC (Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos) e AMURC (Associação dos Municípios da Região do Contestado).

A mesa de autoridades da solenidade de abertura contou com a presença de autoridades representando a Tríplice Hélice do Polo Araucária (Instituto Tecnológico de Empreendedorismo e Inovação Araucária): Jeison Francisco de Medeiros, diretor do Campus de Curitibanos da Universidade do Contestado e Presidente do Pólo Araucária; Alexandre de Oliveira Tavela, vice diretor do Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina; Renato Westphal, presidente da ACIC (Associação Empresarial de Curitibanos); Kleberson Luciano Lima, Prefeito Municipal de Curitibanos; Lisiomar Popinhak França, Presidente da Câmara de Vereadores de Curitibanos; O Ilustríssimo Sr. Roberto Molin de Almeida, Diretor Executivo da AMURC (Associação de Municípios da Região do Contestado). A noite de quarta-feira (14) ainda contou com a apresentação do professor Diego Alex dos Santos, e do administrador Severino de Déa, que compartilharam conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação e as maneiras de como tirar as ideias empreendedoras do papel, além dos meios de captar recursos através de formas para captação de recursos para desenvolvimento de ideias inovadoras.

 

O segundo dia de evento (15), contou com apresentações culturais dos acadêmicos da UFSC Curitibanos Arthur Almeida e William Mateus  e com presença do Presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), o Sr. Fábio Zabot Holthausen, que fez o pronunciamento de abertura. Ana Cristina dos Santos conduziu os cincos cases da noite: SensorGreen, apresentado pelo professor Alexandre tem Caten; Avianmix, apresentado pelo engenheiro de produção Allan Júnior Pauli; Coper Planalto Sul, apresentado pela Agrônoma Beatriz Ribeiro Gomes; Salus Dermatoglifia, apresentado pelo professor Rudy José Nodari Júnior e a empresa IASOS, apresentado pelo acadêmico de Engenharia de Controle e Automação Ciro Nagel de Marco.

 

Translate »