(Português do Brasil) Conexão Contestado, 1º Seminário Regional de Inovação e Empreendedorismo, supera expectativas

22/09/2022 17:38

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro de 2022 no Mercado Público Municipal de Curitibanos o Conexão Contestado – 1º Seminário Regional de Inovação e Empreendedorismo. O evento é uma iniciativa externas do Polo de Tecnologia e Inovação Araucária de Curitibanos e Região, sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos, Universidade do Contestado – Campus Curitibanos, Associação Empresarial de Curitibanos por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores, apoiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), por meio do Edital de Chamada Pública nº 26/2021 – Conexão SC. 

Segundo o coordenador do evento, o servidor Gustavo Cristiano Sampaio “Um dos principais objetivos do evento foi trazer conceitos básicos de inovação e empreendedorismo nos tempos atuais e motivar a comunidade regional a pensar em soluções inovadoras para os problemas do cotidiano. Para isso, convidamos palestrantes que pudessem falar de suas experiências, mostrando às pessoas de nossa região de que é possível transformar a realidade a partir do economia do conhecimento”. Estiveram presentes no encontro e acompanhando  por meio da Plataforma do Youtube aproximadamente 400 pessoas, dentre estes, estudantes de ensino médio, acadêmicos da UFSC, UnC e Uniasselvi, estudantes de ensino técnico do SENAI, CEDUP e SENAC, empresários, profissionais de diversas áreas e comunidade em geral. 

A comissão organizadora foi composta Gustavo Cristiano Sampaio e Estevan Felipe Pizzaro Munoz, servidores da UFSC Curitibanos; Carlos Eduardo Rotta e Nicole Jocys, acadêmicos da UFSC Curitibanos; Caroline Zulian da Cruz, Consultora dos Núcleos Empresariais da ACIC e Agente de Articulação do DEL; Morgana Gatner de Souza, presidente do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIC e Nilton Kazuo Gomes Suzuki, professora da UnC Campus Curitibanos; Ana Cristina dos Santos, servidora da Prefeitura Municipal de Curitibanos; Ana Carolina de Oliveira Martarello Krutzmann, secretaria executiva da ACIC e Márcio Fagundes Camargo, representante da ACEA (Associação Curitibanense de Engenheiros e Agrônomos). O evento também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitibanos, Inovale (Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe), MFC Administradora, Copery, Didoné & Medeiros Advogados Associados, Jornal A Semana, Portal Via Pública, SIFC (Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos) e AMURC (Associação dos Municípios da Região do Contestado).

A mesa de autoridades da solenidade de abertura contou com a presença de autoridades representando a Tríplice Hélice do Polo Araucária (Instituto Tecnológico de Empreendedorismo e Inovação Araucária): Jeison Francisco de Medeiros, diretor do Campus de Curitibanos da Universidade do Contestado e Presidente do Pólo Araucária; Alexandre de Oliveira Tavela, vice diretor do Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina; Renato Westphal, presidente da ACIC (Associação Empresarial de Curitibanos); Kleberson Luciano Lima, Prefeito Municipal de Curitibanos; Lisiomar Popinhak França, Presidente da Câmara de Vereadores de Curitibanos; O Ilustríssimo Sr. Roberto Molin de Almeida, Diretor Executivo da AMURC (Associação de Municípios da Região do Contestado). A noite de quarta-feira (14) ainda contou com a apresentação do professor Diego Alex dos Santos, e do administrador Severino de Déa, que compartilharam conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação e as maneiras de como tirar as ideias empreendedoras do papel, além dos meios de captar recursos através de formas para captação de recursos para desenvolvimento de ideias inovadoras.

 

O segundo dia de evento (15), contou com apresentações culturais dos acadêmicos da UFSC Curitibanos Arthur Almeida e William Mateus  e com presença do Presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), o Sr. Fábio Zabot Holthausen, que fez o pronunciamento de abertura. Ana Cristina dos Santos conduziu os cincos cases da noite: SensorGreen, apresentado pelo professor Alexandre tem Caten; Avianmix, apresentado pelo engenheiro de produção Allan Júnior Pauli; Coper Planalto Sul, apresentado pela Agrônoma Beatriz Ribeiro Gomes; Salus Dermatoglifia, apresentado pelo professor Rudy José Nodari Júnior e a empresa IASOS, apresentado pelo acadêmico de Engenharia de Controle e Automação Ciro Nagel de Marco.

 

Translate »