Professor da UFSC Curitibanos é selecionado para participar de programa de agência suíça para desenvolvimento do empreendedorismo e inovação

30/09/2022 21:53

O professor e o pesquisador Alexandre ten Caten, da UFSC Curitibanos, e a pesquisadora Mirelle Dogenski estão entre os 10 cientistas empreendedores brasileiros selecionados para um treinamento da agência Swissnex in Brazil, rede global suíça que conecta pessoas e instituições em educação, pesquisa e inovação, e que ocorre uma semana no Brasil, em novembro, e uma na Suiça, em março de 2023. O programa pretende formar e conectar pesquisadores e empreendedores, com o apoio da Universidade de St. Gallen, CNPq, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Alexandre ten Caten é formado em Agronomia e tem Doutorado em Ciência do Solo. É professor da UFSC no campus de Curitibanos na área de Geoprocessamento, e realiza suas pesquisas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN) nas áreas de pedometria, mapeamento digital e sensoriamento próximo do solo. Desde 2020, participa de atividades de empreendedorismo junto à Superintendência de Inovação. Com estudantes do grupo de pesquisa do Laboratório de Geomática, desenvolve o projeto SensorGreen: Smart Soil Testing, que tem o objetivo de impactar a forma como são realizadas as análises de solos.

Por meio da tecnologia de Sensoriamento Proximal do Solo, as amostras de solos são escaneadas e os dados processados por algoritmos de Inteligência Artificial. Essa metodologia é rápida, mais barata, digital e busca diminuir significativamente a utilização de reagentes químicos pelos laboratórios – viabilizando uma análise de solo verde e mais sustentável. Ela prevê a adoção mais racional do uso de fertilizantes, além de contribuir com o futuro dos mercados de créditos de carbono e com o seguro agrícola paramétrico.

Mirelle Dogenski concluiu o doutorado em Engenheira de Alimentos pela UFSC, em 2019. Durante a trajetória acadêmica, trabalhou com a tecnologia de fluidos supercríticos, aplicada à biorefinaria de plantas e fabricação de aerogéis biopoliméricos. Desde 2020, ela vem atuando com consultoria e empreendedorismo no ecossistema de proteínas alternativas e recursos naturais. Na UFSC, colabora em um projeto temático sobre cultivo, biorrefinaria e fabricação de produtos de algas marinhas, liderado por pesquisadores dos departamentos de Engenharia Mecânica e Oceanografia.

Um dos subprojetos em que atua mais diretamente, chamado Sakin, já foi pré-selecionado para receber investimento semente do Programa Centelha e transformá-lo em uma startup. Para o programa do AIT Swissnex, ela trouxe uma food tech startup da qual é co-fundadora e visa a produção de ingredientes para o ecossistema de proteínas alternativas. A startup também já recebeu investimento semente através de um programa de aceleração.

O programa do AIT Swissnex será uma oportunidade para os pesquisadores ampliarem a experiência em empreendedorismo, conhecendo potenciais colaboradores nacionais e internacionais durante os treinamentos no Brasil (SP e RJ) e Suíça. Além disso, reforçará as pontes entre os projetos científicos das universidades brasileiras e o mundo dos negócios.

Fonte: Agecom/UFSC.