Curitiblack organiza evento “O valor da Ancestralidade Negra”

16/11/2022 09:59

Acontece a partir de hoje até o dia 20 de novembro, o evento O valor da Ancestralidade Negra. A programação, voltada para a comunidade acadêmica do Campus Curitibanos, é voltada ao debate racial, contra a desigualdade e o racismo na universidade. Por meio das ações do Projeto de Extensão Curitiblack, o campus recebe diferentes ações de visibilidade da diversidade racial e de enfrentamento ao racismo. O Grupo, sob orientação da professora Glória Botelho, lançará o “Mini Guia da Língua Yorubá” e promoverá outras ações como apresentação de banners, exposição e roda de conversa.

Uma programação especial é esperada no dia 18, com a presença da equipe da Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais (Coema) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe). A coordenadora Iclícia Viana ressalta que na ocasião, a Coema vai apresentar suas atribuições, com vistas a informar e ampliar o diálogo com o campus Curitibanos, a longo prazo. Segundo ela, “enquanto setor vinculado à Pró-Reitoria, temos como tarefa pensar a UFSC multicampi e por isso a presença no campus Curitibanos pela primeira vez será uma oportunidade de conhecer melhor a realidade local fortalecendo diálogos para a articulação institucional nas políticas voltadas aos estudantes negros, indígenas e quilombolas”. A Assistente Social, Bárbara Nóbrega, ressalta que espera também que seja um espaço de escuta e acolhimento das demandas estudantis e sensibilização de servidores e estudantes frente ao problema do racismo institucional.

Confira a programação abaixo:

Eventos Contínuos

16 a 20 de novembro
Exposição de banners no hall do prédio CBS 01

17 a 20 de novembro
Vídeos-depoimentos “O que é ser negro(a) no Brasil e pelo mundo”
Canal do YouTube do Curitiblack


16 de novembro

13h
Projetos Nossos Griots: Contos Africanos
Apresentação de novo vídeo no hall do prédio CBS 01


17 de novembro

13h
Apresentação do Miniguia da língua Yorubá, no hall do prédio CBS 01


18 de novembro

8h30 a 10h
Palestra “O papel da universidade no enfrentamento ao racismo institucional”, com a equipe da Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais (Coema) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).

10h
Roda de Conversa com estudantes negros, indígenas e quilombolas

14h
Reunião da Coema com a equipe de Assistência Estudantil da UFSC Curitibanos


20 de novembro

15h
Roda de Conversa: “O valor da Ancestralidade
Grupo Curitiblack e convidados
Canal do YouTube do Curitiblack

Translate »