Pesquisa realizada pelo Dpae revela quais meios de locomoção os alunos da UFSC mais utilizam

05/06/2023 08:26

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Projetos em Engenharia e Arquitetura (Dpae) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2022 revelou quais meios de locomoção os alunos de todos os campus mais utilizam. Nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville a preferência é o carro particular, diferentemente do campi de Florianópolis, onde a preferência é o transporte público.

Os números estão disponíveis no Observatório UFSC e refletem a mobilidade urbana de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville e sua relação com a comunidade da UFSC.

Em Curitibanos, 54,22%  dos alunos preferem utilizar carro particular, 26,22% utilizam o transporte público e 12% se deslocam a pé. O tempo médio de deslocamento ficou entre 10-20 minutos.

A grande maioria dos usuários da linha UFSC/CEDUP ao serem questionados sobre a necessidade de ampliação de linhas do ônibus declaram haver necessidade de mais horários dessa linha.

Os dados levantados pela Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico (Coplan) do Dpae estão disponíveis em um relatório completo que apresenta, ainda, dados demográficos sobre as mais de 4 mil pessoas que responderam à pesquisa – a maioria é estudante da UFSC, com idade entre 16 e 30 anos. O relatório oferece, ainda, uma análise completa sobre as respostas referentes a cada campus.