(Português do Brasil) Educação Transformadora: Curitiblack Aborda História, Ancestralidade e Ciência com Estudantes

22/08/2023 13:51

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

coletivo Curitiblack esteve, 21/08/2023 à tarde, na EEB Altir Webber de Mello a convite da Profa Suelen José Luiz que ministra a disciplina de história .

Foram 1h e 30min de conversa em que os profs. Gloria Botelho e Vladimir A. da Silva apresentaram o grupo, suas atividades, falaram sobre a história da África e da escravidão nas Américas, a presença e a condição da população negra na região sul e no Brasil, o racismo estrutural e suas consequências, a importância das cotas, a importância da educação e das possibilidades que a Universidade pública, como a UFSC, oferece a todo(a)s.

A palestra foi assistida por estudantes do nono ano do primeiro grau e de todas as turmas do segundo grau em que os professores apresentaram, também, o mais recente projeto do grupo “Ciência através da ancestralidade”. Nesse projeto serão apresentados vídeos no canal do grupo no YouTube (https://www.youtube.com/@curitiblack/), sobre o nascimento da ciência na África e como a ancestralidade influenciou cientistas negro(a)s brasileiro(a)s. O projeto foi contemplado com uma bolsa Cultura da SeCArtE (secretaria de cultura, arte e esporte – https://secarte.ufsc.br/) da UFSC.

Ao final, os professores receberam recordações de uma das alunas, inclusive uma abayomi, uma boneca feita de pano que na língua yorubá significa “meu presente”.

Essa boneca foi criada em 1987, por uma artesã chamada Lena Martins, do RJ, para trazer elementos africanos para a educação e incentivar a autoestima. Há o mito que teriam sido criadas por mães africanas traficadas, nos navios negreiros, para distrair seus filho(a)s na viagem da infâmia. Muitas dessa mulheres já eram separadas de seus filho(a)s e família, em África e viajaram acorrentadas por dias e dias. Sempre é bom lembrar a verdadeira história do Brasil e….. descolonizar!

 

 

Translate »