Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFSC Curitibanos reúne mais de 1300 visitantes

26/10/2023 08:39

Mais de 1300 pessoas participaram da 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 16, 17 e 18 de outubro. Essa foi a 7ª edição promovida e organizada pela unidade. Os participantes incluíam estudantes e professores das escolas públicas e privadas de Curitibanos e Frei Rogério, além de estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Curitibanos e membros da comunidade.

O evento, que ocorre anualmente estimulado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tem como principal objetivo mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Dessa forma, a UFSC Curitibanos organiza atividades na instituição com o intuito de aproximar os estudantes de todas as faixas etárias e comunidade em geral ao mundo científico e acadêmico.

A temática desse ano, definida pelo MCTI foi “Ciências Básicas para o desenvolvimento Sustentável”. O coordenador do evento Prof. Dr. João Batista Tolentino Júnior destaca que quem prestigiou o encontro pode ver um pouco daquilo que é produzido pela UFSC. “É um importante momento para a população onde a instituição tem a oportunidade de abrir as suas portas e receber a visita de todos, para que as pessoas aprendam um pouco sobre o papel da ciência e principalmente, para que possa aproximar os estudantes do fundamental e do ensino médio para que cheguem até a universidade”, salienta Tolentino Júnior.

A palestra de abertura foi ministrada pela Prof. Ms. Cláudia de Almeida ten Caten e o Prof. Ms. Charles Caubi Brandão, com o tema, Educação Sustentável: O papel da escola na atualidade. Cláudia afirma que esse é o papel da academia, trazer ações sociais e oportunizar às pessoas um contato com a universidade. “O objetivo do evento foi alcançado e estas atividades nesse pós-pandemia são muito importantes de serem realizadas, pois tem que se pensar na educação sustentável como uma forma de conviver e se respeitar, é uma prática de diálogo, uma resposta aos desafios do cotidiano”, conclui. Charles confirma que a escola é um desafio na atualidade, e relata que é necessário ter experiências onde ela se aproxime da sociedade. “Nossos problemas sociais e nossas questões de comunidade precisam ser conversadas, onde crianças e jovens tem de se instigar a investigar a sua volta, e pensar no conhecimento como uma experiência prática. Sustentável é um jeito de ver o mundo e enxergar o outro ser humano que é capaz de imaginar e ter relações que melhoram a qualidade de vida”, completa.

As atividades contemplaram palestras, oficinas e estandes com temáticas variadas dos grupos de pesquisa e extensão da unidade, dos três cursos de graduação existentes hoje na UFSC em Curitibanos, Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária e, também, dos cursos de mestrado, com os programas em Ecossistema Agrícolas e Naturais e do programa de Medicina Veterinária Convencional Integrativa. A Prof. Dra. Adriana Terumi Itako que auxiliou na organização do evento ressalta que foi um congresso grandioso e espera encontrar esses jovens futuramente estudando na UFSC Curitibanos. “É gratificante quando você os recebe e eles veem o trabalho que é realizado dentro da universidade. Foram três dias de grandes experiências e esperamos que ano que vem ocorra mais uma vez um evento majestoso, contando com uma grande participação da comunidade novamente”, finaliza.

(Agentes de comunicação/UFSC Curitibanos)

Tags: AgronomiaciênciaEngenharia FlorestalMedicina Veterináriatecnologiaufsc curitibanos