UFSC Curitibanos e EPAGRI realizam o 1º curso básico de degustação de vinhos

13/11/2023 17:04

UFSC Curitibanos, em parceria com a EPAGRI e Prefeitura Municipal de Curitibanos com apoio das vinícolas Abreu Garcia, Santa Augusta, Berto Aguiar e Berkano, realizou nas noites do dia 30 de outubro e 01 de novembro, o 1º curso básico de degustação de vinhos de altitude. O objetivo do curso foi trazer aspectos básicos sobre a produção de vinhos e aperfeiçoar o conhecimento técnico sobre as propriedades organolépticas (aromas e sabores) provenientes do vinho. O evento contou com a participação de 29 pessoas, composto de membros da Associação de Produtores e Uva de Curitibanos (ARPUVAC), estudantes e empresários ligados ao setor. A degustação foi conduzida pelo servidor técnico-administrativo e sommelier Gustavo Cristiano Sampaio.

A demanda do curso surgiu da necessidade dos viticultores em aprimorar as técnicas sensoriais da bebida. O curso faz parte do Projeto de Extensão de aprimoramento das técnicas de vinificação e gestão da vitivinicultura, coordenado pelo Professor Cléber José Bosetti, que tem como objetivo compartilhar o conhecimento científico, produzido na Universidade acerca do processo de vinificação com os agricultores da região de Curitibanos. Dessa forma, o objetivo é auxiliar os produtores de uva e vinho a qualificar o processo de vinificação tendo em vista o desenvolvimento socioeconômico da região. O curso ainda contou com o apoio do laboratório de bebidas fermentadas e do Núcleo de Estudos da Uva e do Vinho (NEUVIN).