(Português do Brasil) UFSC é a quarta melhor federal do país, segundo Ranking Universitário Folha 2023

17/11/2023 14:26

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a quarta melhor universidade federal brasileira, atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF), publicado no dia 12 de outubro, pelo jornal Folha de S.Paulo.

Na listagem geral, que considera ainda as instituições estaduais e privadas, a UFSC figura na sétima colocação geral (ver tabela abaixo). Na edição deste ano, estão no topo do ranking a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre as dez melhores instituições brasileiras, a maioria continua localizada no Sudeste e no Sul do país. Fora dessas regiões, a primeira a se destacar é a Universidade de Brasília (UnB), em nono lugar, e a  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em décimo lugar. E a melhor instituição privada, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), aparece somente em 19º lugar.

POSIÇÃO UNIVERSIDADE NOTA FINAL
USP – Universidade de São Paulo 98,85
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas 98,20
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul 96,29
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro 96,10
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais 95,57
UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 95,38
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina 93,85
UFPR – Universidade Federal do Paraná 92,32
UnB – Universidade de Brasília 92,22
10ª UFPE – Universidade Federal de Pernambuco 90,12

>> Veja o ranking geral de universidades

Com uma nota final de 93,85 pontos, a UFSC está na quarta colocação em ensino; sétima em pesquisa e oitava em internacionalização; na 12ª posição em inovação; e 25ª em mercado. Dentre os cursos da UFSC que foram avaliados estão, em ordem alfabética: Administração (10°); Agronomia (27°); Arquitetura e Urbanismo (6°); Biologia (11°); Ciências Contábeis (4°); Ciências Sociais (8°); Ciências da Computação (10°); Jornalismo (2°); Design (7°); Direito (11°); Economia (13°); Educação Física (7°); Enfermagem (6°); Engenharia Ambiental (7°); Engenharia Civil (5°); Engenharia de Controle e Automação (2°); Engenharia de Produção (2°); Engenharia Elétrica (5°); Engenharia Mecânica (3°); Engenharia Química (8°); Farmácia (8°); Filosofia (8°); Física (9°); Fisioterapia (24°); Geografia (11°); História (11°); Letras (8°); Matemática (7°); Medicina (25°); Medicina veterinária (15°); Nutrição (13°); Odontologia (8°); Pedagogia (20°); Psicologia (15°); Química (9°); Relações Internacionais (16°); e Serviço Social (15°).

>> Visite o Guia de Cursos UFSC

Sobre o Ranking

No RUF estão classificadas as 203 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O ranking de cursos do RUF é uma avaliação anual, desde 2012, de 40 cursos de graduações de universidades, centros universitários e faculdades com maior número de ingressantes no país (de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível). Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em bases do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Enade), em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. Mais informações.

Mayra Cajueiro Warren/Jornalista da Agecom/UFSC