UFSC Curitibanos sediará POLO da UAB e oferecerá cursos de graduação e especialização na modalidade à distância

07/12/2023 12:47

Em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil, serão ofertados no segundo semestre de 2024, quatro novos cursos na unidade, sendo dois superiores de graduação, Licenciatura em História e Bacharelado em Administração Pública, e outros dois de especialização, Psicopedagogia e Literaturas Africanas e Afro-brasileiras.

As oportunidades foram definidas entre formações que não possuem oferta pública na região que abrange Curitibanos, ou que tivessem a necessidade de estar elencados na Base Nacional Comum Curricular, BNCC. A proposta partiu da Secretaria de Educação a Distância da UFSC, dentro de um propósito de que os campi da universidade se tornem polos de educação a distância, possibilitando que os estudantes que venham a se matricular nesses cursos possam vivenciar, mesmo que de forma não intensa ou diária, um campus universitário de uma instituição pública de ensino. A adesão do Campus ao Polo da Universidade Aberta do Brasil ocorreu na última reunião do Conselho da Unidade, realizada no dia 21 de novembro.

O Diretor da UFSC Curitibanos, Juliano Gil Nunes Wendt, destaca que existem possibilidade de surgirem outros cursos na unidade por meio de ensino a distância. “As ofertas dessas vagas fortalecem o cumprimento da missão institucional do Campus Curitibanos, pois um dos princípios, é a interiorização do ensino público superior”, afirma. Dessa forma, o ensino a distância no campus engloba e atende potenciais alunos que, por razões diversas, estejam impossibilitados de frequentar a modalidade presencial.

A seleção, via edital específico, tem previsão de ocorrer no segundo semestre de 2024, contando com 30 vagas para cada um dos cursos ofertados. As aulas estão previstas para acontecerem nas sextas-feiras à noite, e aos sábados de manhã, mas sem periodicidade ainda definida.