A equipe Pollis da UFSC Curitibanos vence o Sinova UFSC Startup Mentoring edição 2023-2

13/12/2023 20:49

A equipe Pollis da UFSC Curitibanos venceu a 5ª edição do Sinova UFSC Startup Mentoring. A final do ciclo 2023-2 aconteceu na tarde do último dia (08) no auditório do SEBRAE em Florianópolis e contou com 18 equipes de todos os campis da UFSC.


A Pollis (Pollen Intelligence Solutions) é uma startup que surgiu a partir de projetos de pesquisa desenvolvidos pela Professora Dra Patrícia Pierre e acadêmico de Agronomia Vitor Luiz Girardi. A equipe, especializada na análise e identificação de grãos de pólen de espécies de plantas e de caixas de abelhas viu como oportunidade a aplicação da técnica para a validação da legitimidade e indicação de origem geográfica de méis e também em análises de caixas de abelhas, cujos resultados podem ampliar a produção.

A inovação surge no fato da aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial para a identificação polínica de forma rápida e eficaz, já que atualmente, toda a identificação é realizada de forma visual, o que requer experiência do pesquisador e demanda tempo. “A ideia agora é desenvolver a ferramenta e disponibilizar o serviço a associações de apicultores e meliponicultores do estado de Santa Catarina e futuramente a outros Estados do Brasil”, complementa Pierre.

O programa SINOVA UFSC Startups Mentoring

O “SINOVA UFSC Startups Mentoring” é um programa que possui uma duração de 15 (quinze) semanas e conta com 7 (sete) blocos temáticos para o desenvolvimento do negócio. A metodologia do programa é desenvolvido pelo Departamento de Inovação (SINOVA/UFSC), com apoio das entidades parceiras e fazendo uso de mentores do ecossistema de inovação de Santa Catarina.

O objetivo é transformar ideias ou negócios em fase inicial de operação em modelos de negócios inovadores e sustentáveis, por meio de uma metodologia imersiva e experiencial, na qual os participantes vivenciarão as diversas fases de desenvolvimento de uma startup com a ajuda de instrutores, mentores e especialistas que irão compartilhar suas experiências por meio de mentorias e atividades práticas.

O público-alvo são empreendedores, estudantes, egressos, entusiastas do empreendedorismo e inovação, comunidade externa em geral, desde que corresponda aos quesitos de participação.

Translate »