(Português do Brasil) Projeto de pesquisa da UFSC Curitibanos receberá 1,4 milhões para implementação de laboratório com alta tecnologia para a extração de canabidiol

20/12/2023 13:29

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Pesquisadores da UFSC Curitibanos aprovaram no último dia (15), o projeto de pesquisa intitulado “Laboratório Multiusuário de Análise Instrumental (LAMAI) – Fortalecimento de Estruturas de Apoio à Pesquisa e Inovação em Química de Produtos Naturais”. O projeto, coordenado pelo Professor Cristian Soldi e com colaboração de docentes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Medicina, receberá apoio financeiro da FAPESC no valor de R$ 1.425.310,00 por meio do edital de chamada pública nº 15-2023 – Programa de estruturação acadêmica para laboratório multiusuários dedicados à pesquisa avançada no Estado de Santa Catarina.

As atividades previstas compreendem a implementação de um laboratório com alta tecnologia para a extração de canabidiol, com elevado grau de pureza, e a consolidação de laboratório analítico para quantificação de canabinoides e metais pesados em amostras destinadas para estudos farmacológicos de interesse veterinário e em modelos antioxidantes e antidiabéticos “in vitro”.

Segundo Soldi, a aprovação do projeto é uma grande notícia para o Campus de Curitibanos e para a sociedade, pois é um passo importante na consolidação do PODICAN – Polo de Desenvolvimento e Inovação em Cannabis e abre portas para outras áreas de pesquisa visando a adaptação de plantas às condições produtivas da Serra Catarinense, produção de flores (medicinal), grãos (alimentação animal) e fibras (celulose, têxtil, construção civil, bioenergia).

Translate »