UFSC é segunda melhor universidade federal do Brasil, segundo ranking internacional

09/02/2024 07:40

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a oitava melhor universidade da América Latina e a segunda entre as federais brasileiras, de acordo com a classificação do Webometrics Ranking of World Universities para 2024. Entre as instituições federais nacionais, a Universidade fica atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O levantamento é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha. Se consideradas todas as universidades brasileiras, a UFSC aparece na quinta posição.

Veja o ranking completo para a América Latina no site do Webometrics Ranking of World Universities

Além da UFSC, outras quatro instituições nacionais – estaduais e federais – também estão entre as dez primeiras colocadas no ranking latino-americano: Universidade de São Paulo (USP), primeira colocada; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na terceira colocação; UFMG, na quarta posição; e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que ficou na sexta colocação. Se considerado o ranking global, a UFSC aparece na 403ª posição.

Veja o ranking completo para o Brasil no site do Webometrics Ranking of World Universities

Criado em 2004, com presença em mais de 200 países, o Webometrics Ranking of World Universities avalia cerca de 31 mil instituições de ensino superior no mundo. Ele analisa indicadores webométricos e bibliométricos, considerando fatores referentes à visibilidade (impacto do conteúdo na internet); excelência (principais artigos citados); e transparência ou abertura (principais pesquisadores citados).