Professores e Estudantes da UFSC Curitibanos participam do 11º Seminário Catarinense de Agroecologia
O 11º Seminário Catarinense de Agroecologia foi realizado no Parque da Maçã em Fraiburgo, nos dias 22 e 23 de novembro e teve como tema “Agroecologia no Contestado: Terra, Cultura e Tecnologias para o Desenvolvimento Territorial”.
Diversas lideranças dos movimentos sociais e populares e políticas participaram da mesa de abertura, totalizando 25 instituições representadas. O público, de aproximadamente 600 pessoas, era diverso: agricultores, estudantes de escolas, institutos federais e universidades, professores, dirigentes de entidades do campo e da cidade.Gente de todas as regiões do estado, que assistiu momentos de mística e culturais e ouviu e interagiu com as falas das mesas que trouxeram ao centro do debate os desafios para se avançar com a luta da transição agroecológica e com a economia solidária, popular e camponesa.
Praticamente todas as falas lembraram o massacre do Contestado, porque Fraiburgo faz parte desse território, onde, de 1912 a 1916, ocorreu verdadeira chacina de caboclos por parte do estado brasileiro. Não foi uma guerra porque não se pode chamar de guerra massacres e genocídios. Ainda assim, os modos de vida das populações caboclas revelam a resistência de suas práticas que vão ao encontro do que propõe o movimento agroecológico, ou seja, o papel da agricultura familiar e camponesa no contexto da crise climática e da segurança alimentar e nutricional. Além disso, o 11º SCA destacou a necessidade de se avançar com os processos de transição agroecológica para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, preservar a biodiversidade e garantir alimentos de qualidade para toda a sociedade.
No pátio coberto do Parque, foram montadas bancas de uma feira diversificada. Geleias, sucos, queijos, melado, açúcar mascavo, pães, biscoitos, hortaliças, cereais, e muitos outros alimentos oriundos da agricultura familiar, camponesa e indígena, de suas roças e pequenas agroindústrias familiares. O belo e colorido artesanato também foi comercializado na feira. Além disso, foram apresentadas 31 experiências populares e técnico-científicas que demonstram a riqueza dessas experiências vinculadas com a agroecologia, bem como trabalhos escolares apresentados em maquetes por estudantes da escola do campo, tendo o modo de vida agroecológico como cenário.
O evento terminou com uma análise da trajetória do movimento agroecológico catarinense e suas perspectivas de futuro. Assim, ocorreu a formação de uma nova comissão de pessoas de diferentes organizações que assumiu o desafio de organizar as próximas ações destes importantes espaços de troca e partilha de saberes da agroecologia em Santa Catarina.
A programação completa pode ser acessada em: https://www.even3.com.br/11sca/
Os anais do 11º Seminário Catarinense serão disponibilizados no primeiro semestre de 2025.
Agroecologia é o nosso direito ao futuro!
Crédito: Aurio Gislon, jornalista e agricultor socioambiental.
Adaptado pela Comissão Organizadora do 11º SCA.