UFSC inicia a construção do Campus de Curitibanos

21/07/2008 15:59
Gevehr, Agostini, Prata, Diomário e Paraná

Dia 18 de julho, sexta-feira, às 16h, na Sala dos Conselhos da universidade, o reitor Alvaro Toubes Prata assinou o contrato com a empreiteira para o inicio da obra. Nesta segunda, dia 21, o reitor levou a Curitibanos a ordem de serviço que dá início à construção do novo campus. A área total reservada à universidade é de 25 hectares.

Devido às características econômicas da região, o futuro campus deverá abrigar um bacharelado em Ciências Agrárias. A previsão é que sejam oferecidas 165 vagas a partir de agosto de 2009.

Na cerimônia de sexta-feira estiveram presentes além do reitor e vice-reitor da UFSC, vários pró-reitores e secretários da universidade; o diretor da FAPESC, ex-reitor da UFSC, Diomário Queiroz; o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, deputado Onofre Agostini; o prefeito de Curitibanos e ex-aluno da UFSC, Wanderley Agostini e uma comitiva da cidade, destacando-se o professor Olávio Gevehr, presidente da Comissão responsável pela implantação do campus de Curitibanos.

O reitor Prata falou primeiramente dizendo que embora a cerimônia fosse singela e informal, tinha muito significado e acontecia num momento único no país onde a educação se afirma como uma prioridade governamental. Além de nos encontrarmos numa semana ímpar para Santa Catarina já que passamos a contar com a segunda universidade federal do Estado: Chapecó foi confirmada como a sede da Universidade Federal da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

Destacou ainda que a comunidade de Curitibanos se colocou de braços abertos para o que a UFSC precisasse. Agradeceu às bancadas estadual e federal de Santa Catarina que têm sublimado as diferenças partidárias e se unido em prol da educação no Estado, propondo as emendas que permitiram a expansão da UFSC.

O vice-reitor, professor Carlos Alberto Justo da Silva (o Paraná) coordenará o projeto de implantação do novo campus. Paraná destacou que não haverá quatro universidades federais, mas uma universidade em quatro locais: Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville.

Com este compromisso é que se inicia o processo, devendo o primeiro vestibular para Curitibanos acontecer para que as aulas comecem em agosto de 2009. Acrescentou que a alegria e o compromisso determinarão o caminhar que será discutido com a comunidade local.

Olávio Gevehr falou da grande satisfação dos curitibanenses com a assinatura do contrato de uma obra que se pensava, inicialmente, ser um sonho de uma região pobre e com problemas financeiros e que além de ver tornar realidade a construção do campus, tinha, também, a perspectiva, acenada pela UFSC, de abertura de um cursinho pré-vestibular local.

Diomário Queiroz se manifestou sobre o momento especial que vivemos, da sociedade fundada no conhecimento e de que a presença futura do campus da UFSC já se transformou em fator de atração de uma firma para investir em Curitibanos, confirmando que a semente da UFSC vai frutificar para toda a região.

O deputado Agostini salientou, uma vez mais, a alegria de ver transformado em realidade o trabalho de toda a comunidade curitibanense. Destacou o crescimento que Santa Catarina vem experimentando, de tal forma que temos tido que buscar cimento fora dos nossos limites, já que o aqui produzíamos não alcançava para nossas demandas. Para suprir essa falta a Votorantim instalará nova fábrica de cimento no Estado.

Reitor assina com a empreteira – fotos Paulo Noronha/Agecom

Ao final da cerimônia, o Reitor da UFSC assinou com a empreiteira que executará a construção do Campus.

Informações sobre o Campus da UFSC em Curitibanos

– Coordenação do projeto: Vice-reitor da UFSC , Professor Carlos Alberto Justo da Silva tel: (48) 3721-9596
– Projeto do Campus: Coordenador do ETUSC – Arquiteto Luiz Antonio Zenni tel: (48) 3721-5100
– Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciências Agrárias – Professor Enio Luiz Pedrotti tel: 3721- 8220
– Contato em Curitibanos:professor Olávio Gevehr- tel: (49) 3245-0236

Por Alita Diana/ jornalista da Agência de Comunicação

(Fonte: http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=7090)

Translate »