Campus da UFSC em Curitibanos lança pedra fundamental

14/12/2007 16:35

A implantação do campus da UFSC em Curitibanos já começou. Na próxima terça-feira, dia 18, às 18h30min, será lançada a pedra fundamental com a presença do reitor Lúcio José Botelho, membros da Comissão Pró-Campus/UFSC, deputados, vereadores, prefeitos e secretários da região central do Estado, lideranças municipais e empresariais, entre outros.

Com uma área de 242 mil metros quadrados, doada pela empresa Agropastoril Gaboardi Ltda., o campus está localizado na estrada que liga os municípios de Curitibanos e São Cristóvão do Sul, onde será construída uma estrada pavimentada de acesso, numa extensão de 3 km do centro, via dupla, autorizada pelo secretário do Departamento Estadual de Infra-estrutura (DEINFRA) do Estado de Santa Catarina, Mauro Mariani.

No mês passado foram iniciados os serviços de limpeza e terraplanagem do terreno, e as máquinas vão permanecer no local até a efetiva conclusão dos serviços, de acordo com a orientação dos engenheiros da UFSC. As definições para a instalação de um campus da Universidade neste município levaram em conta as características econômicas e sociais da região.

De acordo com Olávio Gevehr, presidente da Comissão Pró-Campus/UFSC, estão previstos seis cursos de graduação para atender cerca de 300 alunos, que serão definidos numa próxima etapa. “O primeiro vestibular deve acontecer no final de 2008 e o início das atividades letivas em 2009”, complementou.

Lúcio Botelho adiantou que o mesmo projeto de arquitetura de Araranguá, onde as obras físicas já começaram, será utilizado no Campus de Curitibanos, gerando economia de custos e agilidade de construção, uma vez que o orçamento já é conhecido. “A UFSC tem uma verba aprovada de R$ 4,7 milhões destinada à construção dos três novos campi: Joinville, Araranguá e Curitibanos, atendendo ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal. Além disso, com a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação, a UFSC terá R$ 188 milhões para infra-estrutura, contratação de mais 300 professores e implantação dos novos campi”, relatou. Outros recursos virão de emendas parlamentares.

Outras informações pelos telefones (48) 3721-9596 (Lúcio Botelho), (49) 9979-7887 (Olávio Gevehr).

Margareth Rossi / Jornalista da Agecom

(Fonte: http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=6121)

Translate »