Lançamento da pedra fundamental do campus da UFSC em Curitibanos marca 47 anos da universidade

17/12/2007 14:14

Será lançada nesta terça-feira, 18/12, às 18h30, a pedra fundamental do campus da UFSC em Curitibanos. O momento marca também os 47 anos da Universidade Federal de Santa Catarina, comemorados na mesma data, já que a UFSC foi criada em 18 de dezembro de 1960. O lançamento contará com a presença do reitor, Lúcio José Botelho, membros da Comissão Pró-Campus/UFSC, deputados, vereadores, prefeitos e secretários da região central do Estado, lideranças municipais e empresariais.

Com uma área de 242 mil metros quadrados, doado pela empresa Agropastoril Gaboardi Ltda., o campus está localizado na estrada que liga os municípios de Curitibanos e São Cristóvão do Sul. De acordo com Olávio Gevehr, presidente da Comissão Pró-Campus/UFSC, estão previstos para Curitibanos seis cursos de graduação, para atender cerca de 300 alunos, que serão definidos numa próxima etapa. O primeiro vestibular deve acontecer no final de 2008 e o início das atividades letivas em 2009.

Crescimento e reconhecimento

Ao longo dos anos a UFSC consolidou-se como uma das grandes instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina. Na graduação, diversos cursos são referências – o mesmo acontece na pós-graduação. Em termos de pesquisa, hoje figura entre as universidades que mais produzem ciência e tecnologia no Brasil.

Organizada em 11 centros de ensino, a UFSC abriga comunidade com mais de 20 mil estudantes de graduação, 5.500 alunos de pós-graduação, mais de 2.000 alunos em seus colégios, 1.600 professores e quase 3.000 mil servidores técnico-administrativos. E a universidade continua crescendo.

No Vestibular 2008, ofereceu três novos cursos de graduação (Oceanografia, Artes Cênicas e Zootecnia.), chegando a 65 opções. Também implantou um programa de ações afirmativas, com cotas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituição públicas de ensino (20% das vagas), negros (10% das vagas) e indígenas (5 vagas), além de ações de acompanhamento e apoio à permanência desses jovens na instituição.

Pioneira na implantação de novas tecnologias educacionais para oferta de cursos a distância (tanto na graduação como na pós-graduação), a UFSC também expande suas fronteiras por meio do ensino a distância e do projeto de interiorização.

Na pós-graduação, este ano a Capes aprovou cinco novas áreas – iniciam em 2008 os cursos de Bioquímica (mestrado e doutorado); Ecologia (mestrado); Ciências Médicas (mestrado e doutorado) e Administração (doutorado), além do mestrado profissionalizante em Agroecossistemas. Com eles, a UFSC passa a oferecer 98 pós-graduações – são 54 mestrados acadêmicos, 38 doutorados e seis mestrados profissionalizantes.

Ampliar seu orçamento, minimizar desigualdades internas, buscar maior autonomia e solucionar o estado de intervenção de suas fundações de apoio estão entre os desafios que a instituição enfrenta ao completar mais um ano.

Com um grande número de professores substitutos, a universidade depende também do incremento de seu quadro de professores (e de servidores técnico-administrativos), da construção de novos prédios, de melhorias em várias de suas instalações e nas condições de trabalho. Depende também do reequipamento de laboratórios, da implantação de novos, de atualização de suas bibliotecas, da intensificação dos intercâmbios, não apenas para a pós-graduação, mas também para a graduação.

Ampliar o número de vagas em seus cursos e renovar suas práticas pedagógicas, tendo como prioridade a qualidade do ensino, são outras exigências. A relação de necessidades é grande e equivalente ao desafio que a universidade tem em busca de maior integração com a sociedade, pois foi e continua sendo fundamental ao desenvolvimento de Santa Catarina e do país.

Mais informações com o reitor Lúcio José Botelho (3721-9596 ) ou com o vice-reitor Ariovaldo Bolzan (3721-9329)

(Fonte: http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=6124)

Translate »