(Português do Brasil) Encerramento da disciplina “Tópicos Especiais em Metodologia do Ensino Superior” no Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais da UFSC-CBS

03/12/2019 10:31

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No dia 29 de Novembro,  encerrou-se a disciplina “Tópicos Especiais em Metodologia do Ensino Superior” do Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais da UFSC-CBS. Ministrada pela professora Júlia C. Niemeyer conjuntamente com o psicólogo educacional Lucas Emmanoel. O principal intuito é a qualificação e a formação dos mestrandos para o estágio docente realizado com a graduação da UFSC Curitibanos.

Como proposta da professora Júlia C. Niemeyer aos processos de ensino-aprendizagem, o projeto “A práxis educacional: educação, subjetividade e cultura” e o psicólogo educacional Lucas Emmanoel foram convidados para realizarem encontros com as estudantes do mestrado, com o objetivo, sobretudo, de qualificar a formação das mesmas para o estágio docente realizado com a graduação da UFSC Curitibanos.

A disciplina contou com abordagens de temas como: função social e política da educação; relação indivíduo-sociedade; as contribuições de Paulo Freire para a educação; contribuições do Behaviorismo, do Interacionismo Sócio-Histórico e da Psicanálise para os processos de ensino-aprendizagem; metodologias didáticas e de avaliação; e outros que foram surgindo no decorrer do curso. Em síntese, durante os encontros reafirmou-se a importância dos professores refletirem a educação para além do academicismo, instigando os pós-graduandos para uma reflexão das práticas docentes.

 

Translate »