(Português do Brasil) Encerramento da disciplina “Tópicos Especiais em Metodologia do Ensino Superior” no Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais da UFSC-CBS
No dia 29 de Novembro, encerrou-se a disciplina “Tópicos Especiais em Metodologia do Ensino Superior” do Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais da UFSC-CBS. Ministrada pela professora Júlia C. Niemeyer conjuntamente com o psicólogo educacional Lucas Emmanoel. O principal intuito é a qualificação e a formação dos mestrandos para o estágio docente realizado com a graduação da UFSC Curitibanos.
Como proposta da professora Júlia C. Niemeyer aos processos de ensino-aprendizagem, o projeto “A práxis educacional: educação, subjetividade e cultura” e o psicólogo educacional Lucas Emmanoel foram convidados para realizarem encontros com as estudantes do mestrado, com o objetivo, sobretudo, de qualificar a formação das mesmas para o estágio docente realizado com a graduação da UFSC Curitibanos.
A disciplina contou com abordagens de temas como: função social e política da educação; relação indivíduo-sociedade; as contribuições de Paulo Freire para a educação; contribuições do Behaviorismo, do Interacionismo Sócio-Histórico e da Psicanálise para os processos de ensino-aprendizagem; metodologias didáticas e de avaliação; e outros que foram surgindo no decorrer do curso. Em síntese, durante os encontros reafirmou-se a importância dos professores refletirem a educação para além do academicismo, instigando os pós-graduandos para uma reflexão das práticas docentes.